PUBLICIDADE

Para consolidação da Liga das Américas, representantes se reunirão

13 fev 2013 - 16h04
(atualizado às 19h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Para evitar que os clubes deixem de participar da Liga das Américas e para que o torneio se consolide no futuro, Alberto García, secretário geral da Federação Internacional de Basquete das Américas, tem realizado medidas para que as ligas nacionais se comprometam a enviar suas melhores equipes para o campeonato mais importante do continente.

"A ideia da Liga das Américas desde o princípio foi fortalecer as ligas nacionais e sua presença internacional. É por isso que é importante que cada liga garanta o envio de seus melhores representantes para o torneio das Américas porque estariam dando a melhor cara a seus países e a todo continente", afirmou García.

Para que isso vire realidade, o secretário já se reuniu com as autoridades da Liga Nacional de Basquete do México e o país já foi incluído nos regulamentos. Dessa forma, o campeão e o vice da sua principal competição irão participar do campeonato continental em 2014.

No dia 26 de fevereiro, García irá se reunir com os responsáveis pela competição nacional da Colômbia; no dia 28, irão à Venezuela; a reunião com representantes da NBB, no Brasil, está prevista para 2 de março; no dia 14, acontecerá a reunião com os dirigentes da Argentina; e no dia 15 será no Uruguai.

O secretário afirmou que para as próximas semanas tentará marcar reuniões com as ligas nacionais de Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico e República Dominicana.

Para abril também está marcada uma reunião com os membros da comissão, com a intenção de decidir o formato e as regras da próxima edição do torneio.

"Queremos concretizar a participação dos campeões e, em alguns casos, dos vice-campeões das ligas. Essa é a meta. Isso facilitaria demais o crescimento do basquete em muitos países que ainda não conseguiram", concluiu García.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade