PUBLICIDADE

Questão mental volta à tona após derrota na Copa do Mundo de Basquete

12 set 2014 - 11h44
(atualizado em 15/9/2014 às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários

– Tivemos um momento emocional terrível no terceiro quarto da partida e não conseguimos mais entrar no jogo.

A frase acima foi dita pelo técnico Rubén Magnano logo após a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Basquete na quarta-feira, contra a Sérvia. A constatação do argentino mostra que o aspecto psicológico influenciou a equipe na partida. E contrasta com a opinião do próprio comandante antes do Mundial.

No início de agosto, Magnano revelou não ser adepto ao trabalho de um psicólogo na Seleção. Na época, o LANCE! mostrou em reportagem que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e algumas confederações estavam preocupadas com o aspecto psicológico dos atletas durante a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. No atletismo, handebol e judô, entre outros, já existe um trabalho com psicólogos especialistas na área esportiva. O sinal de alerta tinha sido ligado por conta da Copa do Mundo de futebol.

– Nunca trabalhei com psicólogo. Eu não digo que jamais irei, mas te digo, agora, que nunca trabalhei. Se precisar, ou achar que é importante para a equipe, vamos trazer um. Trata-se de transformar isso (a pressão) em uma coisa positiva. Como? Trabalhando duro, treinando duro e, sobretudo, ganhando – afirmou Magnano na época.

Contra a Sérvia, a Seleção Brasileira de basquete parece não ter segurado a pressão de ter de inverter um placar adverso. E em vários momentos da Copa do Mundo, a equipe se desestabilizou em alguns momentos dos jogos. Mas ao contrário das quartas de final, se recuperou.

– Conseguimos jogar de igual para igual o primeiro tempo, mas nos perdemos após um lance no início do terceiro período e da marcação de duas faltas técnicas. A partir daí a equipe se desestruturou – falou o ala Marquinhos.

Parte da delegação desembarcou ontem de manhã em São Paulo, como os jogadores Leandrinho e Raulzinho. Marcelinho Huertas seguiu para Barcelona, e Tiago Splitter e Nenê foram para os Estados Unidos. Magnano é esperado hoje na capital paulista.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade