PUBLICIDADE

"Mamães" integram filhos à Seleção com videogame e bola

9 jul 2012 - 11h42
(atualizado em 11/7/2012 às 16h21)
Compartilhar

Henrique Moretti
Direto de Foz do Iguaçu*

Na última sexta-feira, logo após a vitória por 99 a 60 sobre Cuba em amistoso em Foz do Iguaçu, duas crianças brincavam com a bola de basquete em plena quadra do Ginásio Costa Cavalcanti enquanto suas mães faziam alongamento. Eram Aaliyah, 6 anos, e Luis Fernando, 6, respectivos filhos da armadora Adrianinha e da pivô Silvinha, jogadoras da Seleção Brasileira de Basquete.

» Veja como colocar o widget de Londres 2012 em seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A imagem se explicava pela autorização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que permitiu às atletas levar os filhos para o hotel onde a equipe se concentrou na cidade paranaense para dois amistosos contra Cuba, ambos preparatórios para a Olimpíada de Londres - o segundo foi disputado neste domingo e terminou com vitória por 91 a 61.

"A Hortência também é mãe né, então ela sempre dá uma aliviada para nós, principalmente no mês de julho, em que eles estão de férias", diz Silvinha, citando a ex-jogadora e atual diretora de Seleções femininas da CBB. "Foram quase 3 meses (de treinamento) né? É muito difícil ficar longe, então achei legal por a CBB autorizar isso, porque mulher é mãe também", completa Adrianinha.

Entrosadas, as duas crianças praticamente já fazem parte do time. Elas ficam jogando videogame "até altas horas" com Clarissa, Damiris e Iziane, segundo a mãe de Luis Fernando. "A gente evita trazê-los no treino, porque senão as meninas também gostam muito de ficar brincando e tal", conta a pivô, lembrando que as "mamães" tiveram de levar a Foz "uma pessoa para cuidar" dos filhos.

Adrianinha confirma o cenário e destaca o "carinho" de toda a Seleção com Aaliyah. "Vira uma filha de todo mundo né? Ela diz: 'ah mãe, quero ir no quarto da Damiris, quero ir no quarto da Clarissa'", afirma a armadora, 33 anos, citando duas das atletas mais jovens do grupo.

Filha do jogador americano A.J. Guyton, Aaliyah nasceu nos Estados Unidos, onde a mãe defendeu o Phoenix Mercury, e já viveu com Adrianinha "na Itália, na Croácia, na Rússia, na França", países onde a atleta, atualmente no Sport Recife, já atuou.

Luis Fernando, por sua vez, tem uma história inusitada, visto que Silvinha passou praticamente toda a gestação inteira, em 2005, jogando basquete e sem saber que estava grávida: descobriu isso em uma terça-feira e deu à luz na sexta seguinte. "Foi um susto bom", recorda a atleta do Ourinhos, 30 anos, enquanto vê hoje as duas crianças acompanharem a Seleção e de vez em quando baterem bola.

"Até dá uma alegria a mais na concentração, tira aquele clima de tensão quando as crianças estão aí. Eles estão sempre acompanhando e os dois já falaram que vão jogar basquete. Não tem jeito, né?", afirma a pivô, que no domingo não fez alongamentos ao lado do filho em quadra. No dia 28 ocorre a estreia nos Jogos Olímpicos, diante da mesma França. Desta vez, Adrianinha, Silvinha e também Joice - a outra "mamãe" da Seleção, que não estava com o filho em Foz - não ficarão acompanhadas das crianças. O "sacrifício" valerá a pena, nas palavras da experiente armadora: "aí é só Londres, né? Na fase final a gente faz esse sacrifício de ficar longe porque o foco tem de ser só na Olimpíada".

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Adrianinha é uma das mães da Seleção e gostou de integrar a filha ao time
Adrianinha é uma das mães da Seleção e gostou de integrar a filha ao time
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade