PUBLICIDADE

Seleção feminina perde de Cuba e desperdiça primeira chance de ir ao Mundial de Basquete

28 set 2013 - 00h04
(atualizado às 21h42)
Compartilhar

A Seleção Brasileira feminina de basquete desperdiçou a primeira oportunidade de garantir sua vaga no Mundial da Turquia, em 2014. Na noite desta sexta-feira, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon perdeu sua invencibilidade na Copa América de Xalapa, no México, ao ser derrotada por Cuba, por 72 a 68, na semifinal. Agora, o Brasil terá de vencer a disputa do terceiro lugar contra Porto Rico, neste sábado, às 19h45 (de Brasília), para se classificar.

Ao contrário da disputa masculina, a feminina não conta com convites da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Em 16 edições até hoje, o Brasil só ficou fora de uma. Classificada para a final da Copa América, e também para o Mundial, Cuba encara na decisão o Canadá, às 22h. As canadenses, que vão ao Mundial, derrotaram Porto Rico, por 73 a 48.

No primeiro quarto, o Brasil apresentou um nervosismo que ainda não tinha sido visto nesta Copa América. Talvez pelo fato de a vaga no Mundial estar em jogo, as brasileiras cometeram muitos erros. Foram sete contra apenas dois das cubanas. Além disso, a Seleção apresentou uma marcação frágil, facilitando os arremessos e infiltrações de Cuba.

As cubanas chegaram a abrir 14 a 4. O Brasil se ajustou temporariamente e encostou em 16 a 13. Logo em seguida, porém, os erros voltaram, as cubanas aproveitaram e terminaram o primeiro quarto com 22 a 15.

A volta para a segunda parcial não mostrou mudanças das brasileiras. Os erros continuaram, o que facilitava os contra-ataques de Cuba. Com dificuldades para superar a boa marcação adversária, a Seleção precisou de 3m18s para marcar seus dois primeiros pontos no quarto.

Depois disso, o Brasil só conseguiu anotar mais quatro pontos na parcial. Enquanto isso, Cuba apresentava bom aproveitamento nos arremessos e nas infiltrações. E com a continuidade dos erros brasileiros, as cubanas fizeram 18 a 6 no quarto, com 40 a 21 no total.

No terceiro quarto, o Brasil voltou melhor, mais organizado e com uma marcação mais dura. Com isso, aos poucos, a equipe brasileira foi diminuindo a diferença no placar. Abatida, Cuba passou a cometer mais erros. Com um aproveitamento de 100% nos lances livres (11 em 11) e um placar de 28 a 15 na parcial, a Seleção fez a diferença cair para 14 pontos: 55 a 49.

Com a queda na vantagem cubana, o Brasil partiu com tudo no início do último quarto. E fez a diferença cair para apenas quatro pontos. Mas os erros voltaram a acontecer, Cuba conseguiu recuperar uma boa vantagem. Porém, após uma falta técnica, a Seleção conseguiu empatar em 68 a 68.

Cuba, então, conseguiu fazer 70 a 68. Adrianinha arriscou uma bola de três, mas errou. Em seu ataque, as cubanas erraram, mas pegaram o rebote, sofreram falta e foram para o lance livre. Cepeda converteu ambos e Cuba abriu 72 a 68, garantindo a vitória e a vaga no Mundial.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade