0

Spurs são campeões da NBA; Tiago Splitter é 1º brasileiro a ganhar o título

16 jun 2014
00h32
atualizado às 00h35

O San Antonio Spurs - com o ala Kawhi Leonard como cestinha, marcando 22 pontos e uma grande defesa - venceu por 104 a 87 o Miami Heat na quinta partida das Finais da NBA que venceram por 4 a 1 na série melhor de sete e se proclamou como novo campeão da principal basquete do mundo.

O pivô Tiago Splitter fez história e se tornou assim o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA.

Outros quatro jogadores, incluindo o ala-armador argentino Manu Ginóbili e o armador australiano Patty Mills, que marcaram 19 e 17 pontos, respectivamente, marcaram mais de dez pontos.

O título é o quinto na história dos Spurs, e se junta assim a Boston Celtics, Los Angeles Lakers e Chicago Bulls.

O Heat não pôde fazer história e reverter uma desvantagem de 3 a 1 nas Finais da NBA e agora é a equipe de número 32 a perder a oportunidade de consegui-lo.

O ala estrela do Heat, LeBron James, conseguiu um duplo-duplo de 31 pontos e 10 rebotes - líder da equipe-, mas só brilhou no primeiro quarto quando marcou 17 pontos, depois desapareceu como o resto da equipe que não pôde superar a grande defesa e bom ataque da linha de três dos Spurs (12 cestas de três em 26 tentativas).

O Heat, que nunca tinha perdido três partidas consecutivas na fase final, também não conseguiu o terceiro título da liga seguido, algo que não acontece desde a temporada de 1998 com o Chicago Bulls com Michael Jordan como líder.

Os Spurs também se vingaram da perda do título do ano passado contra o Heat.

EFE   
publicidade