PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tarallo manterá esquema anti-TPM para Olimpíada de Londres

15 mai 2012 - 05h00
(atualizado em 16/5/2012 às 09h51)
Compartilhar

Desde que Hortência assumiu a diretoria de seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) em 2009, quatro treinadores já passaram pelo time nacional. No entanto, o acompanhamento ginecológico oferecido às jogadoras com a finalidade de evitar a tensão pré-menstrual (TPM) durante os torneios é mantido.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

"Contamos com uma ginecologista na comissão técnica e esse é um trabalho importante. Queremos as meninas tranquilas em Londres, porque a preocupação é a competição e elas não podem estar irritadas ou nervosas com outros tipos de situação", disse o técnico Luiz Cláudio Tarallo.

A profissional responsável por acompanhar as atletas da Seleção Brasileira é a ginecologista Tathiana Parmigiano. Parte das 18 jogadoras pré-convocadas por Tarallo para os Jogos Olímpicos se apresentou no último dia 1º de maio e já foi atendida pela médica.

"Além de todos os exames necessários na área de rendimento, como testes ergométricos e parte cardiológica, elas também passaram comigo. A estrutura foi boa e inclusive tivemos a oportunidade de colher o papanicolau de algumas atletas", afirmou a médica.

A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual. Nervosismo, alterações de humor, cólicas, ansiedade e dor de cabeça são alguns dos efeitos mais comuns neste período em algumas mulheres.

Médica também atende judocas

Além de trabalhar na CBB, Tathiana Parmigiano também atende as atletas da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). No começo do mês, ela proferiu uma palestra para as integrantes da Seleção Sub-20.

"A parte hormonal já está completamente estabelecida nessas meninas. A influência negativa do ciclo menstrual é grande, inclusive com a TPM. A única diferença delas para as atletas da Seleção principal está na força e na técnica", disse.

Para Parmigiano, iniciar o acompanhamento na base é fundamental. "Quando essa judoca chegar à Seleção principal, estará mais bem preparada em todos os sentidos", disse a médica.

Com a data de uma determinada competição como base - o torneio olímpico de basquete começa no dia 28 de julho e termina em 11 de agosto -, a médica evita que as jogadoras sofram com as alterações decorrentes do período menstrual através do uso de contraceptivos hormonais.

Parmigiano apura se as atletas gostam ou não de jogar menstruadas, se o fluxo chega a atrapalhar durante os treinos e competições, se elas já usaram o chamado "calendário competitivo" e outras particularidades. Com base nestes dados, elabora os tratamentos nos casos necessários.

"A maioria das jogadoras não se preocupa com o fluxo menstrual em si, mas sim com a ausência de sintomas. Como o uso de contraceptivos hormonais melhora isso bastante, muitas vezes já é o suficiente. A individualidade, mesmo em um esporte coletivo, é o maior segredo", afirmou Parmigiano.

Além de assegurar plenas condições psicológicas para as atletas durante os torneios, o acompanhamento de uma ginecologista serve para evitar possíveis casos de doping, já que existem substâncias consideradas ilícitas em alguns medicamentos contraceptivos, às vezes utilizados por conta própria pelas jogadoras.

A ginecologista integrou a delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e sempre conviveu de perto com o esporte. Irmã da ex-judoca Cristhiane Parmigiano, que disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, ela praticou natação e pólo aquático pelo Pinheiros antes de estudar medicina.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Escocês garante três medalhas de ouro em uma única Olímpiada:
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade