PUBLICIDADE

Terra entrevista Oscar Schmidt nesta segunda-feira; mande perguntas

16 ago 2013 - 23h08
(atualizado em 19/8/2013 às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Oscar Schmidt é o maior nome da história do basquete brasileiro</p>
Oscar Schmidt é o maior nome da história do basquete brasileiro
Foto: Marcelo Pereira / Terra

O Terra entrevista com exclusividade nesta segunda-feira o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. O internauta pode enviar perguntas e participar da transmissão, marcada para as 15h (de Brasília). O “camisa 14” abrirá sua casa para receber a equipe do Terra e tratar dos mais diversos assuntos.

Aos 55 anos, Oscar luta contra um câncer no cérebro e demonstra otimismo na cura. Católico, protagonizou um momento emocionante na recente visita do papa Francisco ao Brasil, quando pediu que o sacerdote tocasse sua cabeça. Aposentado desde 2003, foi um dos atletas mais longevos da história, parando aos 45 anos, sendo o segundo maior pontuador do basquete em todo o planeta, superado apenas pelo americano Kareen Abdul-Jabbar, ambos com mais de 40 mil pontos.

Oscar foi o principal nome do basquete brasileiro nos últimos 40 anos. O ponto alto foi a histórica conquista do Pan-Americano de 1987 em Indianápolis, nos EUA, sobre o time universitário americano, em uma partida que colaborou para a entrada dos jogadores profissionais da NBA a partir da Olimpíada de Barcelona, em 1992. A liga americana, aliás, foi recusada por Oscar nos anos 1980, que optou em não aceitar jogar no New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets) e se afastar da Seleção.

<p>Oscar pediu para que o papa Francisco lhe tocasse a cabeça </p>
Oscar pediu para que o papa Francisco lhe tocasse a cabeça
Foto: Beth Santos / PMRJ / Divulgação

Oscar foi cestinha em duas Olimpíadas, Seul 1988 e Barcelona 1992. Disputou cinco edições, sendo um dos três atletas de basquete com maior número de participações nos Jogos - a primeira delas fpo em Moscou 1980 e a última, em Atlanta 1996 -, mas não conseguiu a sonhada medalha. Vestiu a camisa dos dois clubes de maior torcida no Brasil, Corinthians e Flamengo, sendo campeão brasileiro por ambos. Foi ainda escolhido pela rede americana ESPN como um dos cinco melhores jogador de basquete de todos os tempos.

Já aposentado, ajudou a articular a criação do NBB, o Novo Basquete Brasil, liga que acabou por se tornar o principal campeonato brasileiro de clubes.

Utilize a área abaixo de comentários para enviar as perguntas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade