PUBLICIDADE

Técnico de basquete dos EUA é demitido após agredir jogadores

3 abr 2013 - 09h25
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Mike Rice foi flagrado em imagens agredindo e insultando jogadores
Mike Rice foi flagrado em imagens agredindo e insultando jogadores
Foto: AP

O canal ESPN divulgou um vídeo em que o técnico do time de basquete masculino da Universidade Rugters, Mike Rice, aparece agredindo jogadores com empurrões e boladas, e insultando-os com xingamentos homofóbicos. A exibição das imagens acabou causando a demissão do treinador da equipe.

O vídeo foi entregues por advogados de Eric Murdock, ex-jogador profissional de basquete e ex-funcionário do departamento atlético da Rutgers. Murdock disse à ESPN ter denunciado as atitudes de Rice em 2012. Em dezembro, o diretor atlético da Rutgers, Tom Pernetti, anunciou que Rice seria suspenso por três jogos e multado em US$ 50 mil (cerca de R$ 101 mil) devido a um "padrão" de comportamento e linguagem inadequados.

Porém, após assistir as imagens, o presidente da universidade, Robert Barchi, tomou uma atitude mais enérgica e mandou embora Rice, que nas últimas três temporadas não obteve bons resultados com o time universitário. Tom Pernetti se desculpou nesta quarta-feira por não ter tido essa postura mais drástica antes.

Mike Rice foi demitido após vídeo flagrar agressões e xingamentos homofóbicos do treinador
Mike Rice foi demitido após vídeo flagrar agressões e xingamentos homofóbicos do treinador
Foto: AP

“Eu sou responsável pela tentativa de reabilitar o treinador Rice. Punição e atos corretivos foram instituídos em dezembro e achei que era a melhor solução para reabilitá-lo, porém estava errado. A partir de agora, trabalharei para ganhar novamente a confiança da comunidade ligada a Rutgers”, afirmou.

O vídeo escandalizou até o governador de Nova Jersey, Chris Christie, que emitiu uma nota recriminando o comportamento do técnico Mike Rice A Rutgers, uma universidade com 58 mil alunos, funciona em New Brunswick, Nova Jersey.

A nota do governo estadual diz que Christie ficou "profundamente perturbado" com as imagens, e que "esse não é o tipo de liderança que deveríamos estar mostrando aos nossos jovens...Claramente há questões sobre este comportamento que precisam ser respondidas pelos líderes da Universidade Rutgers".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade