PUBLICIDADE

Vaga olímpica e título europeu são as metas da Espanha, diz Pau Gasol

6 jul 2015 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários

O pivô Pau Gasol está confiante quanto ao desempenho da Espanha na EuroBasket 2015. A seleção busca o tricampeonato (2009 e 2011), mas se conseguir chegar à final estará automaticamente classificada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Caso fique entre os cinco primeiros, a equipe terá a chance de disputar o Pré-Olímpico. O titular absoluto do Chicago Bulls acredita que a campeã mundial em 2006 deve sim mirar a vaga olímpica, mas o foco principal é trabalhar duro para buscar o título europeu.

"O principal é que tenhamos a vontade de competir e alcançar nossos objetivos", disse o atleta em entrevista ao El País. "O primeiro é conseguir a classificação para os Jogos do Rio, o segundo é ganhar o torneio europeu. Não é questão de chegar entre os cinco primeiros ou à final, mas sim de ganha-la, com trabalho, ambição e humildade necessários para consegui-lo", acrescentou Pau, que completa 35 anos nesta segunda-feira.

A EuroBasket conta com diversas estrelas da NBA, como o alemão Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, os franceses Tony Parker e Boris Diaw, do San Antonio Spurs, o russo Timofey Mozgov (Cleveland Cavaliers) e os eslovenos Goran e Zoran Dragic (Miami Heat). O torneio será realizado na Ucrânia, entre os dias 5 e 20 de setembro, e terá a participação de 24 seleções divididas em quatro grupos.

O técnico da Espanha, Sergio Scariolo, terá uma baixa importante. O ala-armador Juan Carlos Navarro, do Barcelona, fará um tratamento na pré-temporada para se recuperar de um problema físico no pé direito e não estará à disposição. Gasol lamentou a ausência do companheiro.

"Sempre esteve na seleção, exceto no ano que operou o joelho. Mas é um momento importante para tomar essa decisão, e creio que tenha sido correta, dado seu estado físico e a perspectiva de aumentar sua carreira", avaliou o MVP (Jogador Mais Valioso) do título de 2009.

Gasol vem de uma temporada muito boa na NBA, com médias de 18,5 pontos e 11,8 rebotes por partida, números similares ao desempenho no Los Angeles Lakers em 2010. Os Bulls chegaram às semifinais da Conferência Leste, mas foram eliminados pelos Cavaliers de LeBron James. Questionado sobre o segredo de uma carreira de sucesso, o pivô foi direto ao ponto.

"Não há segredos. É uma mistura de entusiasmo e ambição de chegar ao alto nível. Isso exige um esforço físico, talento, empenho e disciplina muito grandes. É algo que muitos querem, mas poucos estão dispostos a fazer o que for necessário", avaliou.

Mesmo depois de 14 anos na maior liga de basquete do mundo, o espanhol ainda não pensa em aceitar os convites para retornar ao Barcelona. "Eu valorizo a minha carreira ano a ano e agora estou focado nos Estados Unidos", finalizou o pivô.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade