PUBLICIDADE

Vencedor do Pan de 1987, ex-técnico Ary Vidal morre no Rio

28 jan 2013 - 17h40
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

Esta segunda-feira será de luto para o basquete brasileiro. Um dos responsáveis pela conquista dos Jogos Pan-americanos de 1987, o técnico morreu no Rio de Janeiro aos 77 anos, como anunciado pelo twitter da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

"NOTA DE FALECIMENTO: A @CBB_basquete lamenta informar o falecimento do ex-técnico da Seleção Brasileira, Ary Vidal, nesta segunda-feira", publicou a Confederação, que listou ainda diversos comentários de jogadores lamentando a perda.

Ary Vidal sofria com problemas renais e cardíacos crônicos e foi internado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, desde o dia 23 de outubro do ano passado. As causas da morte, porém, ainda não foram divulgadas. O enterro será na terça-feira, no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

O maior feito da carreira de treinador de Ary Vidal foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1987, quando a Seleção Brasileira derrotou os Estados Unidos na final na própria casa dos adversários.

Mesmo utilizando o time universitário, a seleção norte-americana da época contava com nomes  como o do pivô David Robinson, que se tornaria o principal nome do San Antonio Spurs na década de 90, enquanto o time brasileiro tinha atletas como Oscar Schmidt e Marcel.

Presente também nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seoul, e Atlanta, em 1996, Ary Vidal estava afastado da função de treinador por problemas de saúde, mas retornou como diretor técnico do Flamengo em 2009.

Além dos feitos pela Seleção Brasileira, Ary Vidal também teve em seu currículo passagens por Tijuca Tênis Clube, Flamengo, Vasco, Fluminense, Minas e Corinthians de Santa Cruz do Sul, pelo qual conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 1994.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade