PUBLICIDADE

Yi, do Dallas Mavericks, será porta-bandeira da China em Londres

25 jul 2012 - 16h03
(atualizado em 26/7/2012 às 12h02)
Compartilhar

A China manteve a tradição de escolher jogadores de

Yi Jianlian atuou no ano passado na NBA pelo Dallas Mavericks
Yi Jianlian atuou no ano passado na NBA pelo Dallas Mavericks
Foto: Getty Images
basquete

para portar sua bandeira na

Olimpíada

, ao indicar Yi Jianlian, ala-pivô do Dallas Mavericks, para o papel na cerimônia de abertura de sexta-feira.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

"Agora podemos dizer a todos que o porta-bandeira da China é o jogador de basquete Yi Jianlian", disse Xiao Tian, vice-chefe da delegação chinesa, aos repórteres nesta quarta-feira.

A mídia chinesa já havia relatado no início da quarta-feira que Yi carregaria a bandeira, apesar dos esforços das autoridades esportivas do país em manter secreta sua escolha.

Yao Ming, pivô aposentado do Houston Rockets, levou a bandeira nos Jogos de Pequim de 2008 e quatro anos antes em Atenas.

A China tem escolhido jogadores de basquete para a função em todas as Olimpíadas desde que voltou à seara olímpica em Los Angeles em 1984, após um hiato de 32 anos.

A mídia chinesa vinha especulando que a honra poderia ir para Lin Dan, estrela do badminton, ou para a tenista Na Li, ex-campeã em Roland Garros, entre outros candidatos.

Na terça-feira Xiao disse que o encargo iria para um atleta "alto, bonito e influente", insinuando que mais um jogador de basquete poderia ser selecionado.

Yi, que também jogou no Milwaukee Bucks, New Jersey Nets e Washington Wizards, disputará sua terceira Olimpíada para a China em Londres quando o torneio de basquete tiver início no domingo.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.Siga também a cobertura no Twitter pela hashtag: #TerraLondres2012

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade