PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Batida "estúpida" encerra sonho de "jamaicano-canadense"

21 fev 2010 - 11h20
(atualizado às 11h44)
Compartilhar

Favorito à medalha de ouro nas duplas do bobsled em Vancouver, Lascelles Brown viu seu sonho se encerrar na madrugada deste domingo. Ao lado de Lyndon Rush, o canadense nascido na Jamaica se equivocou na Curva 13 do Whistler Sliding Centre, a mais difícil e também a mais "estúpida" do circuito, ficando na 21ª posição na fase classificatória da competição.

Esperança da Jamaica, que desta vez não conseguiu se classificar à Olimpíada no bobsled, e do Canadá, país que defende desde 2005, Brown vinha liderando a competição até bater na Curva 13. O ponto fica localizado duas curvas antes daquela em que o georgiano Nodar Kumaritashvili morreu durante treinamento do luge em 12 de fevereiro.

"Essa curva é estúpida", reclamou, nesse contexto, outro canadense, Pierre Lueders. Medalhista de prata em Turim 2006 quando competia junto a Brown, ele foi o sexto colocado da primeira fase da prova e se irritou com o fracasso dos compatriotas. "Você odeia ver isso acontecer com um colega. Isso é horrível".

Agora parceiro de Jesse Lumsden, Lueders participará da final do bobsled a partir das 21h15 (de Brasília) deste domingo, mas a 0s35 dos líderes da disputa, os alemães Andre Lange e Kevin Kuske, parece ter poucas chances de aumentar o número de medalhas do Canadá.

Entenda a prova do bobsled dos Jogos de Inverno

Esporte olímpico desde 1924, o bobsled é construído atualmente para ser o mais rápido e aerodinâmico possível. Antes de entrar nesta espécie de veículo e descer a montanha, os atletas correm a pé por cerca de 50 metros para ganharem velocidade.

A competição em Vancouver se estenderá por dois dias. São quatro descidas ao todo. Os tempos são medidos eletronicamente e somados para a definição do resultado final - o mais rápido vence. A Olimpíada tem três modalidades do bobsled - equipes com quatro e dois integrantes no masculino e duplas no feminino.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Bobsled (M) - Duplas - Classificatórias:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade