PUBLICIDADE

ATP

Berdych novamente surpreende Federer e chega à final em Dubai

1 mar 2013 - 16h10
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Após avançarem com facilidade nas quartas de final, Roger Federer e Tomas Berdych, cabeças de chave 2 e 3, respectivamente, fizeram um duelo disputado, nesta sexta-feira, para definir quem brigará pelo título do ATP 500 de Dubai. Quem levou a melhor foi Berdych, que mais uma vez surpreendeu o adversário e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (10-8) e 6/4, em 2h21. No último duelo entre os dois, o checo já havia vencido o ex-número 1 do mundo nas quartas do US Open, em agosto de 2012.

Federer foi derrotado nesta sexta-feira
Federer foi derrotado nesta sexta-feira
Foto: Reuters

A partida foi bem equilibrada, com uma média parecida no aproveitamento dos primeiros serviços. Federer foi o que mais marcou aces, com 13, contra oito do adversário, porém, o tenista também foi o que mais cometeu dupla falta, desperdiçando o serviço em cinco ocasiões, contra duas do oponente.

Com um primeiro set equilibrado no início, o suíço definiu no final ao marcar três games seguidos. Na segunda parcial, o checo abriu a vantagem de 5/2, mas o oponente conseguiu a recuperação, levando a partida para o tie-break. Na decisão do set, Federer ainda teve a chance a acabar com a partida em duas ocasiões, quando esteve em vantagem por 6/5 e 8/7, mas não conseguiu concretizar o resultado. No terceiro, o número 2 do mundo foi o único a sofrer a quebra de saque, dando a oportunidade do adversário abrir vantagem e sair vitorioso no confronto.

Com o resultado, o suíço ainda tem um retrospecto favorável ante Berdych, com 11 vitórias e seis derrotas, mas perde se forem analisadas somente partidas de piso sintético, o mesmo utilizado em Dubai. Neste tipo de quadra, o checo conseguiu seus seis triunfos e perdeu em cinco ocasiões.

Sem o atual campeão na final, Berdych tentará vencer o campeonato nos Emirados Árabes pela primeira vez em sua carreira contra o sérvio Novak Djokovic, que já levantou a taça do torneio três vezes e avançou ao derrotar Juan Martin del Potro, também nesta sexta.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade