Blog do Boleiro

Blog do Boleiro

Torcida LGBT do Arsenal comemora criação de Gaivotas Fiéis e propõe “trabalhar junto” com colegas corintianos

“Vocês vão chegar lá e vão fazer a diferença”. Quem fez a previsão é o engenheiro Stewart Selby, inglês de Norwich que fundou a Gay Gooners, torcida LGBT do Arsenal, de Londres. Ele estava falando sobre a Gaivotas Fiéis, primeira torcida corintiana do gênero, criada há dois meses pelo jornalista Felipeh Campos.

Selby conta com o apoio do clube londrino. O Arsenal desenvolve, há cinco anos, um programa de inclusão que tem como objetivo atacar o preconceito racial e sexual. “Temos tido um apoio tremendo do clube, com espaço garantido na arquibancada. Em troca, representamos o Arsenal em desfiles e manifestações pelo orgulho gay”, disse Stewart.

Numa reportagem do correspondente Felipe Kieling, do canal Bandsports, Jemy Wildman, segurança do Arsenal, contou que conseguiu o emprego em 2009, mas tinha medo de revelar sua opção sexual. Ela é lésbica e descobriu durante o treinamento que o programa de inclusão era bem abrangente. “Posso ser eu mesma aqui”, disse.

Na viagens que fizeram para apoiar o Arsenal em jogos pela Europa, os Gay Gooners descobriram que não estão sozinhos. Na Alemanha, eles conheceram um grupo que torce pelo Borussia Dortmund. Na própria Inglaterra, o Liverpool também tem uma torcida LGBT.

Os dirigentes do Corinthians não deram apoio oficial. As torcidas uniformizadas também não falam. A Gaviões da Fiel entrou na justiça com uma ação por plágio, porque considera que os símbolos da Gaivotas são copiados da organizada.

Stewart Selby soube da criação da torcida gay corintiana. E quer desenvolver algumas atividades junto com os torcedores brasileiros. “Vamos procurar trabalhar juntos com vocês”, disse mandando um recado para os amigos do Brasil.

 

 


Luciano Borges Luciano Borges

Luciano Borges

Luciano Borges, 55 anos, é jornalista desde 1978. É correspondente-sênior da SBS Radio (Austrália).




compartilhe e assine o blog




Sorry, your browser does not handle frames!<a href="http://www.terra.com.br/"> terra </a>

 
 
Leia também X Renovação: Corinthians vai negociar com Guerrero depois do Carnaval