PUBLICIDADE

Bolt e Ennis levam prêmio Laureus de melhores atletas do ano

11 mar 2013 - 21h31
(atualizado às 21h33)
Compartilhar

Na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi realizada a cerimônia de entrega do Laureus, mais importante prêmio do esporte mundial. E, com direito a apresentação dos atores norte-americanos Morgan Freeman e Eva Longoria, o velocista jamaicano Usain Bolt e a atleta britânica Jessica Ennis foram os agraciados com os dois principais prêmios do ano, de melhores esportistas do ano. O brasileiro Daniel Dias levou o troféu de melhor paratleta do ano.

Além dos três esportistas já citados, o tenista Andy Murray levou o prêmio de ‘Revelação do Ano’, o nadador Michael Phelps recebeu um troféu especial, exaltando o ‘maior campeão olímpico de todos os tempos’, a equipe europeia de golfe da Ryder Cup ganhou o de ‘Melhor Time do Ano’, o dominicano Felix Sanchez levou o troféu de ‘Superação do Ano’ e o paraquedista austríaco Felix Baumgartner recebeu a honraria de ‘Atleta do Ano em Esportes de Ação’.

Sebastien Coe, chefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, também foi agraciado com um troféu especial.

Michael Phelps, que levou o troféu especial em categoria criada neste ano, soma 22 medalhas olímpicas conquistadas na carreira, sendo 18 de ouro (oito delas conquistas somente nos Jogos de Pequim).

Usain Bolt, que leva o Laureus pela terceira vez (2009, 2010 e 2013) é dono de seis medalhas de ouro olímpicas, sendo duas delas nos 100 m, duas nos 200 m e mais duas no revezamento 4x 100 m com o time jamaicano, todas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres-12 e Pequim-08. O jamaicano também é recordista mundial nos 100m (9s58), nos 200 m (19s19), marcas conquistadas do Mundial de Berlim-09, e também dos 4x100 m, com 36s84, tempo atingido nas Olimpíadas de Londres.

Já Jessica Ennis tinha a pressão de competir em casa nas Olimpíadas de Londres, mas dominou a prova do heptatlo e ganhou a medalha de ouro, conseguindo recorde britânico de pontos: 6.955.

Na categoria ‘Esportes de Ação’, quem levou o troféu de atleta do ano foi Felix Baumgartner, responsável por realizar um salto da estratosfera, no Novo México (EUA), em outubro. O paraquedista austríaco realizou um salto de 39 km altura e quebrou a barreira do som, atingindo 1.342,8 km/h.

O troféu de ‘Time do Ano’ foi a equipe europeia da Ryder Cup, competição de golfe entre os times da Europa e dos Estados Unidos.

O britânico Andy Murray, que ganhou o prêmio destinado ao atleta que teve o desempenho mais surpreendente do ano, venceu seu primeiro Grand Slam da carreira no Aberto dos Estados Unidos e ainda levou duas medalhas em Londres-12: ouro na chave de simples e prata nas duplas mistas.

Feliz Sanchez, da República Dominicana, foi o medalhista de outro nos 400 m com barreiras, oito anos depois que ele foi campeão da mesma prova, nos Jogos de Atenas, em 2004.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade