PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Botafogo descarta vantagem na luta contra rebaixamento

11 nov 2009 - 15h00
(atualizado às 16h01)
Compartilhar

Ao derrotar o Coritiba por 2 a 0 no último domingo, o Botafogo deu um passo importante para evitar o rebaixamento. Isso porque, o time carioca chegou aos 41 pontos e abriu cinco de vantagem em relação ao Fluminense, primeiro time na zona de risco. Apesar dessa situação, o técnico Estevam Soares, os jogadores e até mesmo os dirigentes estão descartando essa "folga" e acreditam que o time ainda terá muito trabalho pela frente para permanecer na elite do futebol nacional.

» Elenco do Botafogo torce pela volta de Dodô ao clube

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Veja as últimas do Botafogo

A grande preocupação do Botafogo está no grau de dificuldade dos jogos que restam à equipe neste Brasileiro. O próximo compromisso é no domingo, às 17h (de Brasília), contra o Barueri, fora de casa. Em seguida, o time recebe o líder São Paulo no Engenhão.

Na penúltima rodada, o rival é o Atlético-PR, adversário direto na luta contra o rebaixamento, na Arena da Baixada. O clube encerra sua participação na temporada enfrentando o Palmeiras, que briga por título ou por vaga na Copa Libertadores, na capital carioca.

"Temos cinco pontos de vantagem para o melhor colocado na zona de rebaixamento, mas isso não quer dizer nada, pois temos uma tabela que é muito complicada. Basta olhar o Palmeiras, que estava bem na primeira colocação, deu uma dormidinha e perdeu a liderança para o São Paulo. Por isso temos que pensar rodada por rodada, analisando a situação ao fim de cada confronto", pregou Estevam Soares, tendo seu discurso endossado por Juninho.

"Sabemos que derrotar o Coritiba foi muito importante, pois isso permitiu ao Botafogo abrir uma vantagem em relação à zona de rebaixamento que não tinha conseguido nas rodadas anteriores. Mas ainda estamos muito longe do nosso objetivo. Se a rodada ajudar e nós vencermos o Barueri no domingo, podemos até considerar o caminho com bem andado. Mas neste momento o ideal é evitarmos as contas e até mesmo analisar a tabela de classificação. Isso é útil apenas depois de cada partida", explicou Juninho.

Para o goleiro Jéfferson, é fundamental que o Botafogo vença o Barueri. O camisa 1 entende que um triunfo no próximo domingo poderá ter um efeito muito importante.

"Se nós ganharmos no domingo chegaremos aos 44 pontos e aí sim o rebaixamento pode até mesmo ser considerado um risco mais distante, principalmente se a rodada nos favorecer. Mas independentemente do que acontecer nas outras partidas, se ganharmos vamos dar um passo importante, pois nossos concorrentes também terão confrontos diretos entre si", analisou o goleiro, que vai completar o centésimo jogo com a camisa do Botafogo neste domingo, contando sua primeira passagem pelo clube entre 2003 e 2005.

Apesar de a diretoria do clube não se posicionar oficialmente, o vice-presidente de futebol, André Silva, confidenciou a amigos que acredita que a permanência na elite do futebol nacional só estará assegurada com 47 pontos, uma vez que o Fluminense vem subindo de produção na competição.

Estevam Soares acredita que com mais duas vitórias Botafogo estará livre do rebaixamento
Estevam Soares acredita que com mais duas vitórias Botafogo estará livre do rebaixamento
Foto: Agência Lance
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade