PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Com título garantido, Botafogo já pensa em usar mais os jovens em 2016

23 nov 2015 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários

Com o título da Série B do Campeonato Brasileiro já assegurado, e consequentemente o acesso para a elite do futebol nacional, o Botafogo já começa a projetar a próxima temporada. O presidente Carlos Eduardo Pereira está mantendo contatos com a cúpula do futebol, com o diretor Antônio Lopes e com o técnico Ricardo Gomes no sentido de traçar planos para 2016. A formação de um elenco competitivo é a prioridade, pois ninguém pretende passar pelo constrangimento de disputar o Brasileirão do próximo ano brigando apenas para não ser rebaixado novamente.

Entretanto, nomes de peso poderão ser contratados apenas com folga no orçamento, sendo assim, Ricardo Gomes foi avisado que vai precisar valorizar muito os atletas revelados nas categorias de base. O lateral-direito Diego, o zagueiro Emerson, o lateral-esquerdo Jean, o volante Dierson, o meia Fernandes e os atacantes Sassá e Luis Henrique são nomes com quem os alvinegros deverão se acostumar em 2016. O meia Octávio e o atacante Vinícius terão sua situação analisada pela comissão técnica, enquanto o apoiador Gegê não faz parte dos planos do Glorioso para o próximo ano.

A ideia de fortalecer as categorias de base é evitar um número alto de contratações nos próximos anos, quando a situação financeira não será das mais tranquilas e o clube precisa se reestruturar. “O Botafogo sempre foi um clube formador de grandes atletas e mesmo tendo perdido um pouco disso em um passado recente, tem isso em sua origem. No futebol atual, valorizar as categorias de base já não é um algo a mais, e sim, determinante para a saúde financeira dos clubes“, disse Carlos Eduardo Pereira.

Ricardo Gomes segue a linha da diretoria e diz que o Botafogo usará ainda mais jovens na próxima temporada. “O Botafogo vem conseguindo lançar esses garotos. Fizemos isso, porém, com tranquilidade e sem atropelamentos, pois o acesso estava em jogo e não poderíamos queimar atletas. Hoje, temos jogadores que foram usados esse ano e que brigarão por posição no ano que vem, como o Luis Henrique”, disse Gomes.

Dentro de campo, o elenco ganhou três dias de folga e se reapresenta nesta terça-feira pela manhã, quando começa a se preparar para a partida de despedida da Segundona, contra o América-MG, no sábado, às 17h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Oficialmente, Ricardo Gomes só não pode contar com o meia Daniel Carvalho, que foi advertido com o terceiro cartão amarelo na vitória de 2 a 1 sobre o ABC e cumpre suspensão. Porém, o treinador deverá preservar alguns jogadores e dar oportunidade a outros que estão sendo pouco utilizados. O duelo contra o América não tem maiores atrativos, pois o Coelho também garantiu matematicamente seu acesso para a elite do futebol nacional no sábado passado, quando empatou por 1 a 1 com o Ceará.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade