PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Comandante do líder Botafogo, "garçom" Seedorf lidera ranking na Série A

2 ago 2013 - 11h50
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Seedorf deu duas assistências na vitória do Botafogo por 2 a 0</p>
Seedorf deu duas assistências na vitória do Botafogo por 2 a 0
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Com duas assistências perfeitas de Clarence Seedorf, o líder Botafogo passou pelo Vitória em disputa pelo topo da tabela do Campeonato Brasileiro na noite de quinta-feira, no Maracanã. Os gols de Vitinho e Elias no triunfo por 2 a 0 saíram dos pés do holandês, que assumiu na saída do gramado seu status de comandante. É também, depois de dez rodadas, o principal garçom da competição.

Seedorf desequilibra e Bota vence Vitória e é o novo líder:

Já são quatro assistências de Seedorf. Além dele, apenas o lateral Marlon, do Criciúma, e o atacante Rafael Sobis, do Fluminense, conseguiram o índice - porém, atuaram em todos os 10 jogos de suas equipes no Brasileiro, contra nove disputados pelo holandês. Dados do Footstats ainda contabilizam assistências para finalizações que não se transformam em gols. Seedorf é o líder isolado neste ranking, com 18. Dentro do elenco do Botafogo, a importância de Seedorf também pode ser evidenciada pelos números. De 15 gols da equipe no Brasileiro, além de quatro assistências, o holandês anotou três. Ele tem participação direta, logo, em 46% dos gols. É o botafoguense com mais passes, mais posse de bola e, entre os homens de frente, só não desarma mais que Vitinho. 

<p>Seedorf com Vitinho, seu protegido</p>
Seedorf com Vitinho, seu protegido
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Há um dado importante ainda que evidencia a forma física do holandês aos 37 anos. Sem nenhuma lesão em 2013, ele atuou em 28 dos 35 jogos do Botafogo no ano. Só não jogou mais que o zagueiro Bolívar e o lateral esquerdo Júlio César. 

A importância, além disso tudo, trascende as quatro linhas. Na saída do gramado, Seedorf impediu que o atacante Vitinho desse entrevistas. Segundo justificativa, o holandês queria o jovem de 19 anos concentrado no jogo. Com a vitória consolidada, Oswaldo de Oliveira falou novamente sobre o papel de Seedorf no vestiário. 

"Para um jogador com a experiência, a sabedoria dele e boa intenção dele é inevitável e até previsível que isso aconteça. Ele age muito nos bastidores. Ficou conversando com o Lodeiro bastante tempo antes de retornarem do intervalo. É muito importante essa participação dele, ele faz a leitura do que cada um precisa. Ajuda muito nesse aspecto", destacou Oswaldo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade