PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Palmeiras vence sua 'decisão', respira e coloca Botafogo na lanterna

8 out 2014 - 21h41
(atualizado às 22h20)
Compartilhar

O Palmeiras deu mais um passo para se afastar da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã, a equipe paulista derrotou o Botafogo por 1 a 0, com gol marcado por Henrique, no início do segundo tempo. O resultado fez a equipe dirigida por Dorival Júnior prosseguir na sua recuperação. O Verdão chegou aos 31 pontos e agora ocupa a 12ª posição, enquanto o time do Rio de Janeiro segue em situação muito difícil, pois, com a derrota, caiu para a última colocação, com 26.

O jogo foi muito equilibrado e o resultado acabou premiando a maior objetividade da equipe de Palestra Itália, que contou com a volta do goleiro Fernando Prass, depois de cinco meses de inatividade. O jogador contribuiu de forma decisiva para a vitória, com defesas difíceis.

Já o Botafogo voltou a repetir os erros das últimas partidas, desperdiçou algumas oportunidades, e acabou sofrendo mais uma derrota dentro da competição. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Corinthians, na Arena Amazônia. O Palmeiras receberá o Grêmio, sábado, no Pacaembu.

O jogo - A necessidade de vitória das duas equipes fez a partida começar em ritmo acelerado, com as duas equipes se lançando ao ataque. Aos três minutos, a bola bateu no braço de Wesley, após cruzamento de Junior Cesar, e o árbitro marcou o toque fora da área. Na cobrança, a bola ficou sendo disputada pelo alto, até que Airton cabeceou para fora.

O Botafogo atacava mais pelo lado esquerdo com Junior Cesar, que tentava se aproveitar da inexperiência do lateral direito João Pedro. O Palmeiras encontrava dificuldade para progredir com a bola dominada, e os atacantes Henrique e Cristaldo eram obrigados a recuar para participar do jogo.

Os dois times erravam muitos passes e não conseguiam chegar na área em condições de concluir. Até os 15 minutos, os dois goleiros não fizeram uma defesa sequer.

Aos 16 minutos, o atacante Henrique recebeu na intermediária e bateu de esquerda, para fácil defesa de Helton Leite. O Botafogo tentou responder com uma arrancada de Airton, que tabelou com Ramirez, mas não conseguiu receber a devolução do meia peruano.

Aos 24 minutos, Cristaldo foi lançado pela esquerda, passou por Matheus Menezes e foi derrubado pelo zagueiro alvinegro. Valdivia fez a cobrança e Helton Leite deu dois socos na bola, para afastar o perigo da sua área.

Aos 27 minutos, Rogério tentou entrar na área, a bola bateu na barriga de Tobio e depois no cotovelo, mas o árbitro considerou que não houve irregularidade no lance.

O Palmeiras deu o troco com bonita jogada individual de Valdivia, que invadiu a área pela esquerda e chutou forte, mas a bola saiu. Logo depois, o técnico Vagner Mancini foi obrigado a mexer no Botafogo. Fabiano sentiu uma lesão na coxa esquerda e Carlos Alberto entrou em seu lugar.

O time paulista se mostrava mais objetivo e, aos 35 minutos, Valdivia lançou Juninho, que cruzou para Henrique, mas Airton desviou para escanteio. O meia chileno, mantido como capitão mesmo com a volta de Fernando Prass, participava muito do jogo, tentando dar ritmo ao seu ataque.

Aos 36 minutos, Rogério arriscou de fora da área e obrigou Fernando Prass a fazer uma defesa em dois tempos. Logo depois, após cobrança de falta, André Bahia escorou de joelho e quase marcou.

Pouco depois, Zeballos lançou Régis, que se livrou de Juninho e chutou cruzado para ótima defesa de Fernando Prass. Um minuto depois, foi a vez de Wesley bater de esquerda e levar grande perigo para o gol de Helton Leite.

Aos 45 minutos, Valdivia cruzou da direita e Cristaldo cabeceou no canto esquerdo, mas Helton Leite fez grande defesa, espalmando para escanteio.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com o atacante Leandro no lugar de Cristaldo. E a primeira chance foi do Botafogo em falta na entrada da área. Carlos Alberto bateu mal e isolou a bola.

Aos quatro minutos, o Palmeiras marcou. Valdivia fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Henrique dominar entre os zagueiros, girar e bater no canto esquerdo de Helton Leite, abrindo o placar.

Sem alternativa, o Botafogo partiu para tentar o gol do empate, mas abria espaços para os contra-ataques da equipe paulista. Aos nove minutos, Henrique recebeu novamente na área, mas chutou muito mal.

Instantes depois, Zeballos fez bela jogada individual, se livrando de dois adversários e lançando Rogério, que chutou em cima de Juninho. O árbitro marcou toque do lateral palmeirense, mas a cobrança de falta foi desperdiçada.

O técnico Vagner Mancini decidiu dar mais força ao ataque e trocou o volante Airton pelo atacante Wallyson. E dois minutos depois, Wallyson quase marcou o gol do empate, pois o atacante se livrou da marcação e bateu com violência. A bola passou muito perto da trave esquerda de Fernando Prass. Aos 22 minutos, foi a vez de Zeballos concluir com perigo.

O time de General Severiano seguia buscando o gol do empate. Aos 25 minutos, Rogério foi derrubado na entrada da área. Zeballos bateu, mas a bola desviou na barreira e saiu para escanteio.

E nem como capitão, Valdivia esfriou a cabeça. Em lance na intermediária alvinegra, o meia chileno acertou uma cotovelada em Junior Cesar, mas recebeu apenas o cartão amarelo.

Aos 34 minutos, o Palmeiras desperdiçou uma grande chance de marcar o segundo gol. Valdivia recebeu do lado esquerdo e descobriu Leandro em excelente condição, mas o chute do atacante acabou desviado por André Bahia.

O nervosismo tomou conta da equipe carioca, que tentava apressar o ritmo para buscar o gol do empate. E quase conseguiu, em chute cruzado de Rogério, mas Fernando Prass fez grande defesa, evitando o gol .

Aos 39 minutos, Valdivia recebeu na entrada da área e mandou a bomba. Helton Leite conseguiu espalmar a bola para escanteio. O goleiro alvinegro voltou a fazer boa defesa, no minuto seguinte, defendendo um chute de Leandro.

Para tentar segurar o resultado, o técnico Dorival Júnior trocou o meia Wesley pelo volante Washington, que fez sua estreia. No final, Allione quase ampliou após bela jogada individual. E no último lance da partida, Rogério teve a chance de marcar o gol do empate, mas chutou para fora.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade