PUBLICIDADE

Brasil leva Rio Sevens no rúgbi feminino; masculino é 3º

25 fev 2013 - 11h42
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Seleção Brasileira Feminina conquistou o Rio Sevens - Campeonato Sul-americano de Rúgbi Sevens -, neste domingo, e garantiu presença na Copa do Mundo de Sevens, que será realizado em Moscou, na Rússia, em junho deste ano.

A conquista é a nona do Brasil na competição sul-americana e, para chegar ao lugar mais alto do pódio, venceram a Argentina por 27 a 14 na final e levantaram a taça sem perder sequer uma partida.

A Seleção masculina não teve o mesmo sucesso e ficou com a terceira colocação, mas garantiu vaga para o Sevens de Hong Kong, torneio classificatório que vale vaga para o Cicuito Mundial. O troféu ficou com a Argentina, que conquistou o heptacampeonato.

Na campanha até o título, as brasileiras derrotaram o Peru (55 a 0), a Argentina (24 a 12) e o Chile (24 a 0), no sábado. No domingo, a equipe venceu a Venezuela na semifinal por 34 a 0 e novamente enfrentou a Argentina na final, que venceu o Uruguai na fase anterior. Ao total, foram 28 tries, 164 pontos marcados e apenas 26 sofridos.

"Sensação de dever cumprido. É muito bom conquistar mais um título ao lado das minhas amigas. O nosso treinador Youssef Driss e o preparador físico Darryn Collins fizeram um trabalho fantástico desde o começo do ano. Todas as meninas estão confiando bastante nesse novo sistema e acreditamos que isso irá nos levar ainda mais longe", concluiu Julia Sardá, capitã da equipe.

A Seleção masculina se classificou para a disputa do quadrangular após derrotar o Paraguai, por 29 a 10. No grupo com Argentina, Uruguai e Chile, a equipe terminou na terceira colocação. Na primeira partida, contra os pumas argentinos, os Tupis perderam por 31 a 12. Contra o Uruguai, mais uma derrota, dessa vez por 17 a 7.

Como o Chile também perdeu as duas partidas que disputou, as duas seleções entraram no último confronto para decidir o terceiro lugar da competição. Em duelo muito equilibrado, o primeio tempo terminou em 0 a 0. Após o intervalo, Lucas Tanque convertou o try marcado pelo irmão Moisés.

O fim do jogo se aproximava até que, no último minuto, Francisco Metuaze marcou o try e Pablon Verchae converteu, deixando o jogo empatado em 7 a 7. Como o quadrangular final não conta com prorrogação, o terceiro lugar foi definido pelos critérios de desempate. Segundo o regulamento, ficava à frente a equipe que tinha maior número de pontos a favor e o Brasil acabou levando a melhor.

"Para eles foi um grande aprendizado. Argentina e Uruguai jogam a Série Mundial e conseguimos pontuar em ambos os times. O Chile teve seus méritos e pressionou até conseguir pontuar. Apesar de não vencermos, apresentamos um jogo mais consistente e isso é muito importante para continuar evoluindo", comentou Dallas Seymour, treinador da equipe e coordenador das seleções nacionais.

Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rúgbi, também concordou o Seymour e valorizou a campanha dos Tupis. "O campeonato foi muito importante para o Brasil. No masculino, fizemos jogos equilibrados com Argentina e Uruguai e empatamos com o Chile. Com isso, colocamos o pé na importante etapa do Circuito Mundial, em Hong Kong, e vamos continuar brigando para entrar na elite mundial. As meninas evoluíram ainda mais e conseguiram manter a hegemonia e irão representar o continente no Mundial da Rússia. Estamos no caminho certo".

Confira os principais resultados do Rio Sevens:

Chave masculina

Quadrangular final

Uruguai 10 x 7 Chile

Argentina 31 x 12 Brasil

Uruguai 17 x 7 Brasil

Argentina 14 x 0 Chile

Brasil 7 x 7 Chile

Argentina 19 x 5 Uruguai

Classificação final

1- Argentina

2- Uruguai

3- Brasil

4- Chile

5- Colômbia

6- Peru

7- Paraguai

8- Venezuela

9- Guatemala

10- Equador

Chave feminina

Semifinal de ouro

Brasil 34 x 0 Venezuela

Uruguai 7 x 17 Argentina

Final de ouro

Brasil 27 x 14 Argentina

Classificação final

1- Brasil

2- Argentina

3- Uruguai

4- Venezuela

5- Colômbia

6- Chile

7- Peru

8- Paraguai

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade