0

Brasil vira sobre Lituânia, vai à final do goalball e revê Finlândia

6 set 2012
16h47
atualizado às 18h00

A Seleção Brasileira masculina de goalball derrotou a Lituânia de virada, por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Cooper Box, e se classificou para a final da modalidade. O Brasil volta à arena nesta sexta, contra a Finlândia, em busca da medalha de ouro inédita.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

A Lituânia começou na frente com Genrik Pavliukianec. Porém, Romário, artilheiro do País na competição, e Maciel viraram a partida para o Brasil: 2 a 1.

O goalball é disputado por atletas com diferentes graus de deficiência visual, que utilizam vendas para garantir confrontos igualitários entre os participantes.

A meta da equipe comandada pelo técnico Alessandro Tosim era de ficar entre as cinco melhores nos Jogos Paralímpicos de Londres. Com a vaga na final e uma medalha garantinda, o resultado, que já era surpreendente após vitória sobre a Bélgica nas semifinais, se torna ainda mais significativo.

A Seleção masculina de goalball estreou na Paralimpíada em 2004, nos Jogos de Atenas. Em Pequim 2008, a equipe encerrou a campanha paralímpica na 11ª colocação da classificação geral.

Nesta sexta-feira, as seleções de Turquia e Lituânia, às 14h30 (de Brasília), se enfrentam de olho na medalha de bronze do goalball.

O Brasil irá disputar o ouro com o mesmo adversário da estreia, a Finlândia - quando venceu por 6 a 5 -, nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Cooper Box.

Equipe brasileira comemora a vaga na final do goalball masculino
Equipe brasileira comemora a vaga na final do goalball masculino
Foto: Bruno de Lima/CPB / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade