PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Cargo criado pela CBF faz ex-jogadores virarem motivadores

22 out 2014 - 09h35
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Edu foi tietado por Robinho, de acordo com a CBF
Edu foi tietado por Robinho, de acordo com a CBF
Foto: Rafael Ribeiro/ CBF / Divulgação

Depois do vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a CBF apresentou poucas novidades em sua estrutura. Na comissão técnica, apenas uma mudança chamou atenção: a criação do cargo de auxiliar pontual. A ideia é chamar um ex-jogador diferente para integrar o grupo do Brasil em cada viagem. Até agora, Mauro Silva e Edu exerceram o cargo e viraram motivadores da Seleção, sem apresentar muitas novidades técnicas na prática.

Mauro Silva acompanhou a Seleção nos Estados Unidos, onde o time enfrentou Colômbia e Equador. Ele disse que teria outra função além de motivar os atletas: fazer uma análise crítica de como está a equipe e apresentar um relatório a Gilmar Rinaldi, diretor de seleções da CBF. Porém, na viagem seguinte, o auxiliar foi o experiente Edu, ex-ponta santista das décadas de 60 e 70, que negou a necessidade de fazer qualquer relatório.

Veja entrevista com ex-ponta Edu, auxiliar pontual de Dunga:

Edu contou ao Terra como foi sua experiência na Seleção: "o que a CBF pediu foi para conviver com os jogadores e bater um papo. Fui bem aceito e batemos um papo gostoso. Mostraram um DVD com alguns gols e jogos meus. É bom para essa garotada, para a gente passar conhecimento. E no final fui aplaudido e felicitado pela minha história".

Todos esses bate-papos motivadores aconteceram nos bastidores. A CBF revelou poucos detalhes desses momentos, como uma foto que Robinho teria pedido para tirar ao lado de Edu. "Espero que eles conheçam um pouco a minha história. O Robinho e o Neymar, por serem de Santos, certamente sabem um pouco", comentou Edu, assim que chegou à Seleção para a turnê asiática, quando o Brasil bateu Argentina e Japão em amistosos.

Dunga mostra habilidade em treino da Seleção Brasileira:

Nos treinos, era difícil ver alguma função dos auxiliares pontuais. As atividades eram sempre comandadas por Dunga, Fabio Mahseredjian (preparador físico) ou Andrey Lopes (auxiliar técnico). Eles ficavam sentados no banco, batendo papo com outros auxiliares, e no máximo faziam atividades curiosas: Mauro Silva, por exemplo, bateu bola com Dunga e Andrey. Já Edu serviu como "gandula" de Taffarel, preparador de goleiros da Seleção. Enquanto um chutava a bola para Jefferson e Rafael Cabral, o outro ficava atrás do gol para repor as bolas que iam para longe.

Mesmo assim, Edu entende que é importante a CBF manter esse cargo na comissão técnica da Seleção: "é bacana ter esses ex-jogadores que foram vencedores e campeões. É bom para eles verem onde uma pessoa pode chegar", afirmou ele, completando que toparia exercer a função novamente.

A nova Seleção Brasileira de Dunga está com quatro vitórias em quatro jogos. Os próximos amistosos acontecerão nos dias 12 de novembro, contra a Turquia, e 18 de novembro, contra a Áustria. Serão as últimas partidas da equipe em 2014. A convocação para elas acontecerá nesta quinta-feira, 23 de outubro. Nesta data também deve ser anunciado quem será o novo auxiliar pontual de Dunga.

Veja quem são os outros membros da comissão técnica da Seleção Brasileira:

Técnico - Dunga

Assistente técnico - Andrey Lopes

Assistente técnico pontual - Mauro Silva

Preparador físico - Fabio Mahseredjian

Preparador de goleiros - Claudio Taffarel

Médico - Rodrigo Lasmar

Fisioterapeuta - Odir de Souza

Administrador - Guilherme Ribeiro

Assessor de comunicação e imprensa - Vinicius Rodrigues 

Analista de desempenho tático - Fernando Lázaro Alves

Chefe de segurança - Moacyr Alcoforado

Massagista - Sergio Luís Oliveira 

Roupeiro - Manuel Carvalho de Souza

Roupeiro - Waldecir Leandro do Nascimento

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade