PUBLICIDADE
Logo do

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Dunga chama só "europeus" e convoca Lucas e Luiz Adriano

23 out 2014 - 11h14
(atualizado em 10/12/2014 às 11h03)
Ver comentários
Publicidade

Depois de quatro jogos e quatro vitórias no retorno à Seleção Brasileira, Dunga voltou a convocar o selecionado nacional, desta vez para os últimos amistosos da equipe em 2014. Nesta quinta-feira, o treinador anunciou a lista dos 23 convocados para os confrontos contra Turquia (dia 12 de novembro, em Istambul) e Áustria (18 de novembro, em Viena) e revelou algumas novidades.

A primeira delas foi quanto ao critério de convocação: para evitar desfalques nos clubes em reta final da temporada, não chamou nenhum atleta que joga no futebol brasileiro. Assim, anunciou somente nomes do futebol europeu e acabou chamando alguns atletas que não vinham tendo oportunidades na Seleção Brasileira, como Lucas, Casemiro, Luiz Adriano, Douglas Costa, Roberto Firmino, Neto e Diego Alves.

Antes mesmo de Dunga ler os nomes dos jogadores convocados, o presidente da CBF, José Maria Marin, pediu a palavra e fez um pronunciamento. Em tom misterioso, esta fala serviu para antecipar a novidade que seria confirmada minutos depois: nenhum atleta que joga no Brasil seria convocado. Se fossem, eles desfalcariam suas equipes nas 34ª e 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, além de serem baixas no jogo de ida da final da Copa do Brasil.

Seleção: Dunga chama L. Adriano e Firmino e dá chance a Lucas:

“Solicitamos ao Dunga e ao Gilmar que estudassem a melhor maneira possível de conciliar as necessidades da Seleção com os clubes que disputam os diversos campeonatos em andamento. Agradeço a colaboração dos dirigentes e técnicos do Brasil, que têm trocado ideias e sugestões com o Gilmar e Dunga”, afirmou Marin.

"Nós sempre pensamos nos clubes, mas precisamos analisar cada momento. Mantivemos contato com vários treinadores e dirigentes, como Levir Culpi, Marcelo Oliveira e Fábio Koff. Chegou o momento de abrir mão de quem está aqui no Brasil e dar uma oportunidade a quem está lá fora. Era o momento oportuno de cada um ceder um pouco”, acrescentou Dunga, que ainda foi endossado pelo coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi. Este, aliás, revelou o nome do auxiliar pontual para os próximos amistosos: será o ex-zagueiro Oscar Bernardi, que brilhou por Ponte Preta e São Paulo entre as décadas de 70 e 80 e disputou as Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986.

A partir daí, quando Dunga começou a anunciar os nomes dos jogadores convocados, as surpresas só aumentaram: nenhum atleta que atua no Brasil foi chamado e, assim, houve espaço para novidades. A principal delas foi Lucas, que perdeu espaço ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, não disputou a Copa do Mundo e foi lembrado pela última vez em setembro do ano passado, quando ficou no banco de reservas contra a Coreia do Sul e jogou apenas o primeiro tempo diante da Zâmbia. De lá para cá, o atacante de 22 anos melhorou seu rendimento no Paris Saint-Germain e, agora, ganha mais uma oportunidade.

<p>Roberto Firmino teve grande desempenho no Campeonato Alemão do ano passado</p>
Roberto Firmino teve grande desempenho no Campeonato Alemão do ano passado
Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

Outro nome que também surpreendeu foi o de Casemiro. O ex-volante do São Paulo e do Real Madrid é titular no Porto e vem agradando a torcida portuguesa em seus primeiros meses no novo país. Ele ocupará a vaga que naturalmente seria de Elias. Também houve espaço para as convocações de Douglas Costa e Luiz Adriano, companheiros de ataque no Shakhtar Donetsk. O último deles fez história na última terça-feira, quando igualou recorde de Lionel Messi e anotou cinco gols em uma partida de Liga dos Campeões da Europa.

Por fim, porém, o nome mais inesperado foi o de Roberto Firmino, jovem atacante de 23 anos que foi revelado pelo Figueirense em 2009 e que, dois anos depois, transferiu-se para o Hoffenheim, da Alemanha. Habilidoso, o canhoto veste a camisa 10 da equipe europeia e, no ano passado, chocou o país ao terminar a temporada como quarto maior artilheiro da Bundesliga, com 16 gols, e como o segundo líder em assistências, com 12. Em 2014, ele já entrou em campo 11 vezes e anotou três tentos.

Confira a lista de convocados por Dunga:

Posição Jogador Clube
Goleiro Diego Alves Valencia (ESP)
Goleiro Neto Fiorentina (ITA)
Goleiro Rafael Cabral Napoli (ITA)
Lateral Alex Sandro Porto (POR)
Lateral Danilo Porto (POR)
Lateral Filipe Luis Atlético de Madrid (ESP)
Lateral Mário Fernandes CSKA Moscou (RUS)
Zagueiro David Luiz Paris Saint-Germain (FRA)
Zagueiro Marquinhos Paris Saint-Germain (FRA)
Zagueiro Miranda Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro Thiago Silva Paris Saint-Germain (FRA)
Volante Casemiro Porto (POR)
Volante Fernandinho Manchester City (ING)
Volante Luiz Gustavo Wolfsburg (ALE)
Volante Rômulo Spartak Moscou (RUS)
Meia Oscar Chelsea (ING)
Meia Philippe Coutinho Liverpool (ING)
Meia Roberto Firmino Hoffenheim (ALE)
Meia Willian Chelsea (ING)
Atacante Douglas Costa Shakhtar Donetsk (UCR)
Atacante Lucas Paris Saint-Germain (FRA)
Atacante Luiz Adriano Shakhtar Donetsk (UCR)
Atacante Neymar Barcelona (ESP)
Fonte: Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda
Publicidade
Publicidade