0

Jornalista critica mídia brasileira: "são empurrados por patriotismo"

27 jun 2013
13h24
atualizado em 28/6/2013 às 10h42
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>Imprensa espanhola adotou tese conspiratória: Brasil tem medo de final contra a Espanha</p>
Imprensa espanhola adotou tese conspiratória: Brasil tem medo de final contra a Espanha
Foto: Reprodução

Fermín de la Calle é editor de esportes do Terra na Espanha. O jornalista está cobrindo todos os passos da seleção espanhola pelo Brasil durante a Copa das Confederações. Assim como os colegas espanhóis, o repórter também critica a cobertura da mídia brasileira durante os episódios polêmicos publicados sobre as passagens dos campeões do mundo por Fortaleza e Recife.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Não foi o único, entretanto, a ver tentativas da imprensa brasileira de desestabilizar a atual campeã do mundo. Em texto assinado por Joaquín Maroto, o jornal AS diz que "todo o Brasil torce pela Itália porque teme a Espanha nas finais". No artigo, os torcedores e os jornalistas brasileiros têm um "medo visceral" de um segundo Maracanaço - agora diante dos espanhóis, na decisão da Copa das Confederações.

Confira abaixo a análise de De la Calle a respeito da atuação da imprensa brasileira na Copa das Confederações (a versão original do texto pode ser encontrada aqui):

Chamar de informação o que se tem lido nos últimos dias seria uma falta de critério, pois seguimos esperando uma só prova da pompa espanhola. E contrastar não é uma prática habitual por estas latitudes tropicais. O nervosismo entre a imprensa local começa a ser notório, e os jornalistas são o sintoma mais preocupante.

Motivam-se, sem dúvida, empurrados por um patriotismo que não conseguem segurar quando se sentam para escrever diante de computadores, quando fazem perguntas em salas de imprensa ou quando resgatam maliciosamente (dias depois) declarações sobre a independência de Xavi. A estes meios, mais importa Shakira do que Piqué, ou Sara Carbonero do que Casillas.

Um jogador da seleção da Espanha constatou o fato há alguns dias. "Estão nervosos. Não encaram um cenário de uma derrota no Maracanã e nos veem como o inimigo mais perigoso. Agora sim, começamos a sentir isso", disse.

O Brasil perdeu a alegria com Felipão. Espera e contra-ataca. Já não há samba em seu futebol. De 1970 a 1994, foram 24 anos sem ganhar uma Copa do Mundo. E os brasileiros não querem que isso volte a acontecer.

Referências do futebol brasileiro, como Júnior, Raí ou Cafu, questionam a própria Seleção. Muitos suspeitam da titularidade de Hulk, todos suspeitam da de Fred e ninguém entende a de Júlio César. Este Brasil vulgar, de futebol germânico, nada tem a ver com a torcida quente e com os apaixonados jornalistas. A receita para ganhar esta Copa das Confederações: futebol sem samba e jornalismo com caipirinhas.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/melhores-da-copa-das-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/melhores-da-copa-das-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Veja também:

A novela continua! Após desistir de espanhol, Palmeiras segue em busca de novo técnico
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade