PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Matador, Paulinho ganha o mundo pela Seleção antes de deixar Corinthians

Cobertura internacional pequena sobre o futebol brasileiro fez com que a fama de Paulinho demorasse a cruzar fronteiras. Hoje, já é uma realidade

29 jun 2013 - 13h11
(atualizado às 13h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Paulinho tira o Brasil da pressão diante do Uruguai</p>
Paulinho tira o Brasil da pressão diante do Uruguai
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Paulinho é o terceiro volante que mais fez gols com a camisa do Corinthians, com 32. E deverá ser, dentro de pouco tempo, também o volante com mais gols pela Seleção Brasileira. Para esta última meta, ele tem cinco jogadores à frente, mas não precisa de tanto: bastam dois gols para chegar a sete com a camisa da Seleção. Se os primeiros já marcados podem ter surpresa para o mundo do futebol, os próximos não devem mais deixar muita gente boquiaberta.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Entre os melhores meio-campistas da Copa das Confederações, Paulinho, 24 anos, é destacado por veículos internacionais graças à capacidade física, dinâmica de jogo e a capacidade de concluir como poucos atacantes. Seja com os pés ou a cabeça, como no gol marcado aos 40min do segundo tempo diante do Uruguai para colocar a Seleção Brasileira na final.

O site da Fifa, por exemplo, diz “Paulinho por todos os lados”, em matéria publicada nesta semana. O espanhol El País vai em linha similar e diz “De repente, Paulinho”, dada a ascensão do jogador de pouco destaque por categorias de base e que chegou à titularidade indiscutível da Seleção. A BBC inglesa, por sua vez, foi mais um veículo a afirmar que o volante está acertado com o Tottenham.

Paulinho e Lucas cantam e tocam pagode no vestiário; veja:

O reconhecimento internacional chega a Paulinho justamente no momento em que ele prepara um novo voo. Nos últimos dois anos, equipes como Chelsea, Manchester City, Inter de Milão, Shakhtar, PSG e Monaco tentaram sua contratação, mas sem sucesso. Melhor volante do Brasileiro 2011, da Libertadores 2012 e mentor da jogada que deu o título mundial ao Corinthians, marcado por Guerrero, ele preferiu ficar, mas chegou ao limite.

<p>Mesmo com chegadas à frente, ele está entre os maiores ladrões de bola do Brasil</p>
Mesmo com chegadas à frente, ele está entre os maiores ladrões de bola do Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Em carta aberta, o presidente corintiano Mário Gobbi confirmou que a saída de Paulinho já é uma certeza, dada a proposta de R$ 59 milhões feita pelo Tottenham, o que cobre sua multa rescisória. Mesmo assim, dirigentes corintianos deverão torcer por uma grande exibição do jogador no domingo, o que poderia atrair equipes interessadas e inflacionar o preço.

Para isso, contam com a liberdade que, pouco a pouco, Paulinho convenceu Luiz Felipe Scolari a oferecer-lhe, apesar da ofensividade de Marcelo e principalmente Daniel Alves. Cada vez mais distante de Luiz Gustavo e mais próximo dos homens de frente, chegou a uma média de gols superior à do Corinthians: 0,29 pelo Brasil, 0,19 pelo clube.

&amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade