PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Copa das Confederações

No DF, Marin ganha medalha de petista e inicia lobby por eleição da CBF

15 jun 2013 - 06h00
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Marin ganhou medalha de Ordem do Mérito de Brasília
Marin ganhou medalha de Ordem do Mérito de Brasília
Foto: Ricardo Stuckert/CBF / Divulgação

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, desembarcou nesta sexta-feira em Brasília, com interesses mais importantes do que apenas assistir ao jogo de estreia da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha. No fim de semana em Brasília, o dirigente tem entre seus objetivos fazer lobby visando às eleições da CBF, no início de 2014, e conseguir uma conversa direta com a presidente Dilma Rousseff.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Assim como o Terra já havia noticiado, o presidente da CBF já está há alguns dias articulando com aliados de Dilma. Porém, dificilmente, conseguirá convencer a presidente a recebê-lo para um encontro mais longo. Os dois devem se encontrar no Mané Garrincha, durante a solenidade de abertura da competição. O encontro, porém, deve ser apenas protocolar.

Ainda na busca de cativar a presidente, Marin ganhou mais um apoio importante vindo do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta sexta-feira. Ele foi homenageado pelo governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, com a medalha de Ordem do Mérito de Brasília. De acordo com notícia do site oficial do governo do Distrito Federal, a homenagem foi feita "como reconhecimento à dedicação da entidade à Capital nos preparativos da Copa das Confederações".

<p>No amistoso contra a França, Marin assistiu partida ao lado do governador  Tarso Genro. Nesta sexta, recebeu homenagem do també petista Agnelo Queiroz</p>
No amistoso contra a França, Marin assistiu partida ao lado do governador Tarso Genro. Nesta sexta, recebeu homenagem do també petista Agnelo Queiroz
Foto: Ricardo Stuckert/CBF / Divulgação

"A CBF ajudou o tempo todo e esta medalha é o mínimo que podemos fazer em agradecimento. Enxergamos a Copa como uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento não apenas do DF, mas de todo o Brasil", afirmou Agnelo, no evento que contou com diversos políticos, como o ex-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Eleição da CBF

Outro homenageado, no mesmo evento, com a medalha de Ordem do Mérito de Brasília foi o vice-presidente da CBF e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero. Fiel escudeiro de Marin, Del Nero é candidato a suceder o atual presidente da CBF a partir do início de 2014. Os dois têm o fim de semana de estreia da Copa das Confederações como uma data importante para trazer presidentes das federações de futebol para seu lado na eleição da entidade máxima do futebol brasileiro.

Veja hotel de luxo que pode receber Seleção Brasileira:

Para isso, Marin convidou os dirigentes das 27 federações para viajar à Brasília para assistir a Brasil e Japão. A viagem e a hospedagem estariam sendo financiadas pela CBF. O presidente deve usar este sábado para fazer lobby com os dirigentes e reforçar o apoio ao nome de Del Nero.

Adversário de Marin e Del Nero na disputa eleitoral da CBF, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, fez ato semelhante há alguns dias. O gaúcho convidou alguns presidentes de federações para visitar Porto Alegre e a serra gaúcha, no fim de semana do amistoso entre a Seleção Brasileira e a França. Na eleição da CBF votam federações e os clubes da Série A. Para ser candidato é necessário o apoio de pelo menos sete federações.

Encontros de Marin sem divulgação prévia, como a visita ao presidente Lula nesta semana, têm se tornado frequentes
Encontros de Marin sem divulgação prévia, como a visita ao presidente Lula nesta semana, têm se tornado frequentes
Foto: CBF / Divulgação
Postura discreta

Apesar da articulação política, Marin tem evitado os holofotes. Desde que contratou um assessor pessoal para cuidar de sua imagem, o presidente da CBF tem escolhido os momentos para aparecer. Se antes era solícito a entrevistas e figura certa em eventos relacionados à Seleção e à Copa do Mundo, nos últimos meses o presidente marca presença em encontros oficiais sem divulgação prévia, como a homenagem desta sexta-feira, e se acostumou apenas a dar pronunciamentos. Uma das raras exceções disso foi a entrevista concedida esta semana à Rádio Bandeirantes.

No site da CBF, sua imagem ganha destaque em encontros com políticos e comunicados de agradecimentos. Um exemplo recente disso foi o encontro com o ex-presidente Lula, no instituto do presidente em São Paulo. Na ocasião, Marin deu uma camisa ao político e o convidou a assistir aos jogos da Copa das Confederações.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade