PUBLICIDADE

Atletismo

Brasileiro é eliminado na final do salto com vara em Daegu

29 ago 2011 - 09h51
(atualizado às 14h02)
Compartilhar

VAGNER MAGALHÃES
Direto de Daegu (Coreia do Sul)

Não deu para Fábio Gomes da Silva na final do salto com vara no Mundial de atletismo de Daegu, disputada nesta sexta-feira. O brasileiro não conseguiu superar os 5,75m e saiu na terceira rodada de saltos. A medalha de ouro foi para o polonês Pawel Wojciechowski, que saltou 5,90 m.

Silva passou dos 5,50 m na segunda tentativa e dos 5,65 m logo de primeira. No entanto, ele falhou nas três vezes que saltou para superar os 5,75 m e foi eliminado da prova.

A vitória de Wojciechowski coroa a ascensão de um atleta promissor, de apenas 22 anos, campeão mundial junior em 2008. A medalha de prata ficou com o cubano Lázaro Borges, e o bronze foi para o francês Renaud Lavillenie, que chegou ao Mundial com melhor marca do ano - agora igualada pelo polonês.

O recorde mundial da prova pertence ao lendário ucraniano Sergei Bubka, que saltou 6,14 m em 1994. O recorde do Mundial de Atletismo é do austríaco Dmitri Markov, que obteve a marca de 6,05m em Edmonton, há dez anos.

Silva se destacou internacionalmente a partir de 2007, quando tornou-se recordista sul-americano da modalidade, ao saltar 5,77 m. A marca perdurava a 21 anos e foi quebrada no Sul-Americano de São Paulo. A melhor marca obtida pelo brasileiro é de 5,80 m.

Assim como o destaque brasileiro da categoria, Fabiana Murer, Silva foi treinado pelo ucraniano Vitaly Petrov, que já teve em seu currículoatletas como Sergei Bubka e a estrela atual da modalidade, a russa Yelena Isinbayeva.

Nos Jogos Olímpicos de 2008, na China, Fábio teve um desempenho ruim, saltando apenas 5,45 m, não conseguindo passar das eliminatórias.

Fábio Gomes da Silva não conseguiu superar os 5,75 m
Fábio Gomes da Silva não conseguiu superar os 5,75 m
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade