PUBLICIDADE

Brasileiros buscam vagas para Londres no Mundial de canoagem

16 ago 2011 - 15h40
(atualizado às 16h37)
Compartilhar

O futuro da canoagem brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres começa a ser decidido nesta quarta-feira. Em Szeged, na Hungria, o disputado Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Velocidade, principal competição do ano no calendário internacional da modalidade e que em 2011 bateu todos os recordes de inscritos, definirá 66% das vagas para os Jogos de 2012.

Antes mesmo de começar, o evento já movimenta os bastidores e quebra recorde de inscritos. Realizada na tradicional Szeged, cidade que tem a canoagem entrelaçada na história, é conhecida pela paixão pelo esporte e que trata os canoístas como celebridades.

Foram confirmadas a presença de atletas de 94 países e de 74 paracanoístas. A sede do campeonato será Curso Regatta Maty-ér, reconhecido como um dos melhores entre muitos atletas da elite da canoagem. O evento é organizado pelo Comitê Organizador Szeged e termina no domingo.

O Campeonato Mundial também definirá 66,4% (108 cotas) das vagas da Canoagem Velocidade para os Jogos de Londres. As demais 50 cotas destinadas à modalidade para 2012 serão disputadas em eventos continentais, eliminando aqueles países classificados diretamente no Campeonato Mundial.

O evento classificatório do continente americano será os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, quando serão definidos o restantes dos classificados da região.

Evolução

O crescimento da canoagem brasileira pôde ser vista pelos resultados conquistados dentro d'água. Edson Silva é um dos melhores atletas do mundo no K1 200m, a jovem dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira figura entre as melhores do C2 Masculino, Nilvalter Santos é o atual campeão mundial universitário, Fernando Fernandes e Marta Ferreira são campeões mundiais de Paracanoagem, e recentemente o jovem Isaquias Queiroz, 17 anos, garantiu o título no Mundial Júnior na Alemanha.

"A cada ano, a cada evento provamos que o potencial do Brasil na Canoagem Velocidade tem ainda muito a crescer e estamos trabalhando com empenho para chegarmos fortes no Rio 2016. Aqui na Hungria enfrentaremos o que há de melhor no esporte e temos muitas chances de já beliscar uma vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem", disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Paracanoagem

Nesta quarta acontecem as primeiras provas de Paracanoagem do Campeonato Mundial Sênior, quando os paracanoístas brasileiros Arildo da Conceição, Patrick Almeida e Carlos Roberto da Conceição entram na água para as disputas eliminatórias. Fernando Fernandes e Marta Ferreira, atuais campeões mundiais, entram só na fase final, a ser disputada na quinta.

Fernando Fernandes busca o bicampeonato mundial da paracanoagem
Fernando Fernandes busca o bicampeonato mundial da paracanoagem
Foto: CBCa / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade