PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Camilo perde nas oitavas e dá adeus a Mundial; Portela cai com punições

26 ago 2011 - 06h42
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Allan Farina
Direto de Paris

Esperança de medalha para o Brasil, o peso-médio Tiago Camilo não resistiu ao ucraniano Valentyn Grekov e foi eliminado do Mundial de Judô. Esperança de medalha, o brasileiro foi derrotado por um wazari e dá adeus à competição realizada em Paris. O País também viu a despedida de Maria Portela (-70 kg), eliminada em sua segunda luta por duas punições. Já Mayra Aguiar (-78 kg) avançou à semifinal, enquanto Hugo Pessanha (-90 kg) tenta o bronze a partir da repescagem.

Camilo entrou cedo no tatame, e conseguiu sua primeira vitória com contundência. O brasileiro conseguiu um wazari com pouco mais de dois minutos, para obter um yuko pouco depois. Por fim, o médio teve sua vitória sobre o alemão Aaron Hildebrand decretada por ippon. Na sequência, Camilo eliminou o senegalês Tabane Paye com um belo ippon em apenas 29s.

A próxima luta do brasileiro foi mais complicada. Encarando o sul-coreano Dae-Nam Song, o médio viu seu adversário fugir de seus golpes e cometer falsos ataques. Camilo chegou a ter um yuko marcado a seu favor nos segundos finais por duas punições ao coreano, mas os juízes voltaram atrás. No Golden Score, Song enfim teve seu segundo shido decretado, e o brasileiro venceu com um yuko.

Nas oitavas, Camilo não conseguiu repetir seu melhor judô e tomou um wazari de Grekov, três vezes campeão europeu. Prata em Sydney, o brasileiro tem como melhor resultado em um Mundial o ouro na edição de 2007 realizada no Rio de Janeiro.

Também nos médios, Hugo Pessanha teve uma estreia complicada. Enfrentando o letão Aigars Milenbergs, o judoca obteve sua vitória a partir de um yuko (dois shido). Em seguida, o brasileiro fez uma luta inteligente contra o cazaque Alexandr Kassachev e venceu com dois yuko.

Já nas oitavas o médio conseguiu seu primeiro ippon sobre o camaronês Dieudonne Dolassem e seguiu para enfrentar o atual campeão mundial Ilias Iliadis, da Grécia. Eliminado, Pessanha tenta o bronze a partir da repescagem

Mayra estreou contra a camaronesa Vanessa Antangana e, com 32s, derrubou a adversária e conseguiu um yuko. Vinte e um segundos depois, a meio-pesada obteve um belo ippon e a classificação. A seguir, a brasileira conseguiu seu segundo ippon, a vitória sobre a alemã Louise Malzahn e a vaga nas quartas de final. Mayra chegou à semi depois de derrotar a húngara Abigel Joo.

Já Portela teve uma primeira luta difícil, quee terminou com triunfo por yuko sobre a canadense Kelita Zupancic. Na sequência, contra a eslovaca Rasa Sraka, recebeu duas punições e foi eliminada por um yuko.

O Brasil já conta com quatro medalhas no Mundial de Judô de Paris. Leandro Cunha (-66 kg) e Rafaela Silva (-57 kg) ficaram com a prata, enquanto Sarah Menezes (-48 kg) e Leandro Guilheiro (-81 kg) conquistaram o bronze.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade