PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Campeã no esqui aéreo diz que saltou "como um homem"

25 fev 2010 - 07h08
Compartilhar

A australiana Lydia Lassila exaltou o seu segundo salto na prova de esqui aéreo após ganhar o ouro da modalidade nos Jogos de Vancouver. Depois de terminar o primeiro dos dois pulos em segundo, a atleta acertou um incrível double twisting triple back flip e garantiu seu lugar no topo do pódio.

"Saltei como um homem", afirmou, em tom de bom humor, a ex-ginasta. "Depois do meu segundo salto, vi que fiz tudo o que poderia ter feito. Estava muito satisfeita com minha performance". Lassila superou Nina Li, prata, e Xinxin Guo, bronze, ambas da China, tradicional força do esqui aéreo.

O ouro da australiana também foi um exemplo de superação. Ela rompeu os ligamentos do joelho em 2005, mas conseguiu se recuperar a tempo de disputar os Jogos de Turim no ano seguinte. Na Itália, porém, sofreu uma forte queda, que chegou a colocar em dúvida o futuro de sua carreira.

"Eu nunca desisti. Tive meus altos e baixos, mas sempre lutei pelo que acreditei", disse. "Depois de Turim, sabia que ainda havia algo a fazer e que este esporte não tinha acabado para mim. Acreditava que poderia saltar como hoje (quarta)", afirmou a nova campeã olímpica.

Entenda a prova aérea do esqui estilo livre

Na prova aérea do esqui estilo livre, cada competidor tem duas tentativas para saltar, tanto na classificação como na final, que reúne os 12 melhores atletas. Depois de descer uma rampa, o atleta arrisca uma manobra aérea e recebe cinco notas dos juízes.

A melhor e a pior nota são descartadas e as outras três são somadas. A ordem de apresentação é definida por sorteio na qualificação. Na decisão, os donos das melhores manobras da etapa anterior se apresentam por último. A pontuação da primeira fase não é levada em conta nas finais.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui - Estilo Livre (F) - Aerial - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade