PUBLICIDADE

Campeão da Volta da Espanha em 95 é acusado de doping na França

25 jun 2013 - 11h23
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Laurent Jalabert é considerado um dos melhores ciclistas da França nos últimos 20 anos</p>
Laurent Jalabert é considerado um dos melhores ciclistas da França nos últimos 20 anos
Foto: Getty Images

Um novo caso de doping divulgado na última segunda-feira de uma das estrelas do ciclismo mundial voltou a abalar o esporte. De acordo com o jornal francês L'Equipe, o ex-ciclista francês Laurent Jalabert, campeão da tradicional Volta da Espanha em 1995, está sendo acusado de doping retroativo a um teste de urina realizado pelo atleta no ano de 1998.

A dopagem por EPO foi conhecida apenas agora porque uma comissão de investigação do Senado francês teve acesso a documentos que permitem identificar os donos de urinas dos testes realizados no Tour da França em 1998. No ano, Jalabert, considerado o melhor ciclista francês dos últimos 20 anos, se retirou da disputa antes do fim. 

Apesar de divulgado só neste ano, o doping do francês foi identificado em 2004, seis anos após a coleta da urina, quando a Agência Francesa Atidopagem já possuía tecnologia eficiente de detecção de EPO. O caso, portanto, é similar ao do americano Lance Armstrong, cuja urina congelada de um teste em 1999 foi analisada novamente em 2005.

O doping, entretanto, não deve render punição grande a Laurent Jalabert, aposentado em 2002, já que o crime prescreve após oito anos. Mesmo assim, o ex-ciclista perdeu o posto de comentarista de uma televisão francesa para o Tour da França deste ano.

Com a investigação contra Jalabert, o ciclismo vê aumentar seu rol de estrelas acusadas de doping. Além do francês, o americano Lance Armstrong e o alemão Jan Ullrich, considerados duas lendas do esporte, já admitiram publicamente terem feito uso de substâncias ilícitas para melhorar a performance esportiva. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade