1 evento ao vivo

Campeão de surfe por vídeos, Gabriel Medina pede união de ASP e X Games

22 abr 2013
07h35
atualizado às 07h38
  • separator
  • 0
  • comentários

Com 23.135 votos, Gabriel Medina se sagrou campeão do Real Surf dos X Games, disputados em Foz do Iguaçu. A cidade, que tem uma das maiores bacias hídricas do mundo, não pôde receber o surfe, então a competição foi feita por vídeos, enviados pelos atletas e escolhidos pelo público. Por isso, o brasileiro encontrou uma forma inédita de se destacar.

Gabriel Medina foi campeão dos X Games por vídeo
Gabriel Medina foi campeão dos X Games por vídeo
Foto: Mauro Pimentel / Terra

“É estranho”, admitiu o surfista. “É a primeira vez que eu compito assim, por vídeo. É um jeito diferente, mas deu certo. A galera inteira está votando, participando. Mas eu prefiro na água mesmo”, continuou Gabriel, que venceu Jordi Smith na disputa definida por votação aberta ao público. Sagrou-se campeão com 56% dos votos, contra 44% do rival.

Na semifinal, Gabriel venceu um dos maiores surfistas da história: Kelly Slater. “Foi bem apertado”, afirmou o brasileiro, que não teve preparação especial na hora de montar seu vídeo. Ele juntou imagens de outras competições e treinamentos, normalmente usadas para corrigir falhas, editou e mandou para os X Games. Deu certo.

De qualquer maneira, a única maneira de levar o surfe a Foz do Iguaçu seria com a construção de uma piscina de ondas, algo que ainda está fora do alcance da modalidade. Mesmo assim, Medina aprova a possível integração do evento com a ASP (Associação de Surfistas Profissionais), que organiza o tour mundial no qual os melhores participam.

“É uma boa ideia. Um ia fortalecer o outro, e acho que ia funcionar legal. Quando duas coisas grandes se juntam, o resultado pode ser positivo”, afirmou o atleta, o mais jovem a integrar no ASP World Title, com 17 anos. Seus feitos recentes aumentaram muito a popularidade, o que fez com que não tivesse sossego na arena montada em Foz do Iguaçu.

“Não esperava o assédio tão grande. Achei que ia ser mais tranquilo, mas a maior galera veio trocar ideia comigo, pedir foto. A sessão de autógrafo foi bem legal também. Foi bem legal. Eu não esperava tanto”, disse Gabriel Medina, que agora foca a disputa da etapa do Rio de Janeiro do ASP World Tour 2013, de 8 a 19 de maio.

A reportagem viajou a convite da Oakley

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade