PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Campeão olímpico dos moguls quase foi jogador de hóquei

16 fev 2010 - 02h04
Compartilhar

Se tivesse realizado o sonho do pai, Alexandre Bilodeau não teria se tornado na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília) o primeiro atleta canadense campeão olímpico competindo em solo pátrio. Medalha de ouro na categoria moguls do esqui estilo livre, o atleta, 22 anos, seria um jogador de hóquei no gelo se seguisse o desejo do hoje orgulhoso Serge Bilodeau.

Horas depois de seu filho executar a descida mais bem avaliada no moguls masculino na Cypress Mountain, Serge, ex-jogador de hóquei, revelou que tentou iniciar Alexandre no mesmo esporte. Quem não gostou da ideia do chefe da família Bilodeau foi Sylvie, a esposa, que queria participar do mesmo esporte do filho.

Segundo Serge Bilodeau, Sylvie não aceitou a ideia de ver apenas um membro da família praticando o esporte enquanto os demais apenas assistiam. A mãe, então, sugeriu o esqui, modalidade que todos poderiam tentar - inclusive Frederic, o irmão mais velho de Alexandre, que sofre de paralisia cerebral.

Os Bilodeau, então, passaram a esquiar frequentemente em Laurentians, região montanhosa de Quebec ao norte de Montreal. Até hoje a família se reúne em datas especiais na casa de campo e se divertem nas pistas de esqui do local.

Serge, porém, ainda vê o talento de seu filho campeão olímpico dos moguls para atuar no hóquei. Segundo o pai, Alexandre Bilodeau possui habilidade e paixão pelo esporte e pode "fazer o que quer" com o taco e o puck.

Como esquiador, porém, Alexandre entrou para a história do esporte canadense. O país norte-americano jamais havia visto um de seus atletas receber um ouro olímpico nas duas edições dos Jogos que sediou: Montreal 1976 (verão) e Calgary 1988 (inverno).

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui - Estilo Livre (M) - Moguls - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade