2 eventos ao vivo

Canadense cego fica fora da prova do esqui cross country 50 km

27 fev 2010
10h42
atualizado às 11h06

O esquiador canadense Brian McKeever estava prestes a se tornar o primeiro atleta a competir em uma Paraolimpíada e uma Olímpiada. Porém, o esportista que é cego e tinha autorização para participar dos Jogos, não entrará mais em ação no domingo, na prova de revezamento do esqui cross country 50 km, a "maratona dos Jogos de Inverno".

McKeever, 30 anos, sofre de uma doença degenerativa nos olhos e recebeu elogios internacionais quando foi escalado para a equipe olímpica do Canadá.

Um porta-voz do time disse à Canadian Press que McKeever não irá participar da prova. A equipe irá competir com Alex Harvey, Ivan Babikov, Devon Kershaw e George Grey. Nas regras da Federação Internacional de Esqui, as equipes só podem ter quatro competidores.

O técnico da equipe, Inge Braten, disse que eles tiveram que optar pelos competidores e que os outros quatro são mais rápidos e podem lutar por medalhas.

McKeever explicou que sua condição visual é relativamente parecida a de alguém que acabou de tirar uma foto com um flash. Mas ele ainda tem sua visão periférica, o que possibilita ver o necessário na prova.

Na Paraolimpíada, o atleta tem um guia que fica a frente dele e lhe mostra o caminho. Sem um guia nos Jogos de Inverno, ele tinha planejado seguir um esquiador qualquer.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Após quedas, musa diz que cumpriu missão nos Jogos
Fonte: Terra
publicidade