0

Canadense fatura ouro na patinação de velocidade 1.000 m

18 fev 2010
20h34
atualizado às 21h55

A canadense Christine Nesbitt fez o melhor tempo nos 1.000 m da patinação de velocidade e ficou com o ouro nesta prova nos Jogos de Inverno de Vancouver, nesta quinta-feira.

As holandesas Annette Gerritsen e Laurine van Riessen ficaram, respectivamente, com as medalhas de prata e bronze.

Para chegar à vitória, Christine Nesbitt, que nos Jogos de Turim 2006 havia conquistado uma prata na patinação de perseguição, cravou a marca de 1min16s56, enquanto Annette Gerritsen completou a prova desta quinta-feira em 1min16s58. Já Laurine van Riessen conseguiu o bronze com 1min16s72s.

Até o início dos Jogos de Vancouver, o Canadá nunca havia conquistado uma medalha de ouro olímpica em "casa". Na atual edição, porém, o país anfitrião já soma três primeiros lugares (Alexandre Bilodeau, no moguls do esqui estilo livre, e Maelle Ricker, no snowboard cross, já haviam chegado ao topo do pódio).

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/Vancouver

Multicampeão do snowboard dá show nos Jogos
Fonte: Terra
publicidade