PUBLICIDADE

Ceará mantém embalo e vence Guarani no Castelão

10 out 2010 - 20h24
(atualizado às 21h20)
Compartilhar

O Ceará manteve a sua reação no Campeonato Brasileiro e bateu o Guarani por 2 a 0 neste domingo, no Castelão. Foi o segundo triunfo seguido do time alvinegro, que chega a quatro jogos sem derrota. Pior para a equipe alviverde, que acumula justamente quatro jogos sem vitórias.

Geraldo e Boiadeiro marcaram os gols da vitória dos donos da casa, que somam 38 pontos e alcançam a 11ª colocação do torneio nacional. O Guarani permanece com 34 e é o 13º. No próximo domingo, os cearenses encaram o Palmeiras em Barueri-SP, enquanto os campineiros recebem o Corinthians.

O jogo

Depois de um início equilibrado, o Ceará encaixou um contra-ataque e começou a definir a partida aos 15min de bola rolando. Homenageado pela recém-atingida marca de 100 partidas com a camisa do clube, Geraldo recebeu grande passe de Marcelo Nicácio e tocou na saída de Douglas, marcando 1 a 0.

Com a vantagem, a equipe da casa teve mais tranquilidade e passou a criar boas oportunidades, quase sem ser ameaçada pelos paulistas. Um dos destaques era o lateral direito Boiadeiro, que criava as melhores oportunidades e foi premiado com um belo gol de falta aos 44min, ampliando o marcador.

No intervalo, Vagner Mancini fez duas mudanças no Guarani e colocou Apodi e Maycon nos lugares de Rodrigo Heffner e Diego Barboza. Os donos da casa controlavam a partida e o técnico Dimas Filgueiras, que já havia trocado Pablo por Erivélton, promoveu o retorno de Washington, afastado por lesão há cerca de um mês, na vaga de Marcelo Nicácio.

Aos 19min, pouco tempo depois de entrar, Washington recebeu de Magno Alves e bateu cruzado, assustando o goleiro Douglas. Desta maneira, nas jogadas em velocidade, os anfitriões seguiam assustando o adversário, que mudou pela última vez aos 24min, quando Márcio Careca substituiu Fabiano na esquerda.

Os visitantes passaram a apostar nas jogadas pelas laterais do campo e Mazola quase aproveitou um desses lances para marcar de cabeça, aos 30min. No entanto, a finalização do atacante bugrino saiu sem direção, por cima da meta. 

Aos 31min, Filgueiras também fez sua última mudança e colocou o colombiano Reina na vaga de Magno Alves, que já dava sinais de cansaço. Sem sofrer grande pressão do rival, o Ceará passou a trocar passes em seu campo de ataque, controlando a partida e garantindo o triunfo.

FICHA TÉCNICA

Ceará 2 x 0 Guarani

Gols
Ceará: Geraldo, aos 15min, e Boiadeiro, aos 44min do primeiro tempo

Ponto Forte do Ceará
Boa movimentação no ataque, com Marcelo Nicácio, Geraldo e Magno Alves, além de Boiadeiro apoiando bastante pela direita

Ponto Forte do Guarani
Arrancadas individuais de Mazola e Mário Lúcio

Ponto Fraco do Ceará
Poderia ter pressionado mais no segundo tempo

Ponto Fraco do Guarani
Mostrou fragilidade ofensiva e sequer esboçou uma reação

Personagem do jogo
Geraldo, que usou a camisa 100 do Ceará e retribuiu a homenagem com gol

Esquema Tático do Ceará
3-5-2
Michel Alves; Diego Sacoman, Fabrício e Pablo (Erivélton); Boiadeiro, Heleno, Careca, Geraldo e Vicente; Magno Alves (Reina) e Marcelo Nicácio (Washington); técnico: Dimas Filgueiras

Esquema Tático do Guarani
4-4-2
Douglas; Rodrigo Heffner (Apodi), Fabão, Aílson e Fabiano (Márcio Careca); Renan, Paulo Roberto, Mário Lúcio e Diego Barboza (Maycon); Mazola e Reinaldo; técnico Vagner Mancini

Cartões Amarelos
Ceará: > Diego Sacoman, Pablo, Vicente e Washington

Guarani: Rodrigo Heffner, Aílson, Renan e Mário Lúcio

Árbitro
Paulo Godoy Bezerra (SC)

Local
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)Com informações da agência Gazeta Press

Jogadores do Ceará comemoram gol marcado por Boiadeiro
Jogadores do Ceará comemoram gol marcado por Boiadeiro
Foto: LC Moreira / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade