PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Coritiba assusta, mas fica no zero com Ceará e decide em casa

18 mai 2011 - 23h45
(atualizado em 19/5/2011 às 01h21)
Compartilhar

Ceará e Coritiba não saíram de um 0 a 0 no primeiro duelo semifinal da Copa do Brasil. Apesar de levar perigo especialmente em jogadas de contra-ataque, a equipe paranaense deixou o Estádio Presidente Vargas nesta quarta-feira com um empate sem gols e a possibilidade de jogar por uma vitória simples em casa na próxima semana para garantir vaga na final.

O Ceará, embora tenha buscado controlar as ações ofensivas da partida, só conseguiu levar perigo real ao gol de Edson Bastos nos 25 minutos finais de partida, quando o atacante Marcelo Nicácio foi colocado em campo. No entanto, o time nordestino não conseguiu empolgar a torcida da maneira contagiante do empate por 2 a 2 com o Flamengo, na semana passada, que assegurou a vaga do clube alvinegro de Fortaleza na semifinal da Copa do Brasil.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, no Estádio Couto Pereira, pela segunda perna da semifinal da Copa do Brasil. Como não foi vazado em casa, o Ceará joga por um empate com gols para ir à decisão da Copa do Brasil. Já Coritiba, para ir à inédita final, precisa de um triunfo por qualquer placar, enquanto um novo 0 a 0 forçará a decisão por pênaltis.

A semifinal entre Ceará e Coritiba começou morna, e os 45 minutos do confronto não foram marcados por gols. Entretanto, o time alvinegro foi mais objetivo na primeira etapa no Estádio Presidente Vargas: tratou de passar a maior parte do tempo no campo de ataque do adversário e buscar mais o ataque. O centroavante Washington era o jogador mais procurado, especialmente nas bolas alçadas na área.

Entretanto, foi o Coritiba quem levou mais perigo ao gol. As melhores chances do primeiro tempo foram construídas pelos visitantes, que obrigaram o goleiro Fernando Henrique a fazer duas importantes defesas para evitar que os visitantes abrissem o marcador.

A primeira das oportunidades saiu aos 7min, Anderson Aquino tirou proveito de uma furada de Fabrício, driblou o marcador e chutou forte, mas Fernando Henrique conseguiu salvar. Já no final da etapa, aos 45min, o camisa 1 voltou a ser exigido em uma finalização de fora da área de Aquino e precisou espalmar para escanteio.

Vagner Mancini, para ratificar o domínio do Ceará em campo e buscar uma vitória no jogo em casa, efetuou duas mudanças no intervalo: trocou o zagueiro Fabrício por Cleber e sacou o veterano Iarley para promover a entrada de Osvaldo.

As mudanças, porém, não tiveram impacto imediato na equipe anfitriã. O segundo tempo foi de poucas oportunidades perigosas até os 19min, quando Mancini promoveu a entrada do atacante Marcelo Nicácio na vaga do meia Thiago Humberto. Ao mesmo tempo, Marcelo Oliveira colocou em campo pelo Coritiba o veterano meio-campista Tcheco na vaga de Davi.

Os anfitriões, então, ganharam mais força ofensiva com a terceira mudança de Mancini, e o próprio Nicácio tratou de levar perigo quando recebeu na área aos 24min e girou para cima do marcador, assustando o goleiro Edson Bastos. Marcelo Oliveira respondeu pelo Coritiba, substituiu Anderson Aquino pelo angolano Geraldo e a partida, enfim, ganhou emoção.

No lance mais bonito do jogo até então, aos 28min, o africano do Coritiba puxou o contragolpe, atraiu a marcação e serviu Leonardo na área. O atacante bateu colocado, e Fernando Henrique precisou se esticar para fazer uma bela defesa. O Ceará, por sua vez, chegou com perigo duas vezes com Nicácio: aos 30min, com uma cabeçada por cima, e aos 35min, em cobrança de falta defendida por Edson Bastos.

Mas nenhuma das equipes conseguiu ser mais eficiente que a defesa adversária até o apito final do árbitro Leandro Vuaden. A definição do finalsita, que pegará o vencedor do embate entre Vasco e Avaí, ficará para a próxima quarta-feira.

Ceará 0 x 0 Coritiba

Ceará: Fernando Henrique; Diego Macedo, Fabrício (Kléber), Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Marcelo Nicácio) e Geraldo; Washington e Iarley (Osvaldo).Técnico: Vagner Mancini

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Démerson, Émerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gato, Rafinha e Davi (Tcheco); Anderson Aquino (Geraldo) e Leonardo (Willian). Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos
Ceará: Diego Macedo, Vicente
Coritiba: Rafinha, Davi, Jonas

Árbitro
Leandro Pedro Vuaden

Local
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade