PUBLICIDADE

No sufoco, Portuguesa para arrancada do Ceará e cola no G-4

20 out 2009 - 21h24
(atualizado às 23h52)
Compartilhar

Em "decisão" marcada pelo nervosismo e diante de um adversário que vinha de uma sequência de quatro vitórias consecutivas, a Portuguesa ganhou novo fôlego para seguir na briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro na noite desta terça-feira. Novamente atuando no Estádio João Paulo II, em Mogi Mirim, o time paulista passou sufoco, mas garantiu a vitória pelo placar mínimo contra o Ceará e agora encosta no bloco dos quatro primeiros colocados.

» Veja fotos da rodada da Série B

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Comente a vitória da Portuguesa

Graças a um gol de pênalti marcado por Zé Carlos, aos 31min do segundo tempo, o time do técnico Vagner Benazzi alcança os 51 pontos, com apenas dois a menos que o Atlético-GO, que venceu o Fortaleza pelo placar mínimo e retomou sua posição no G-4. Enquanto isso, o Ceará viu cair a sua arrancada, após vitórias contra Campinense, Fortaleza, ABC e Brasiliense, mas segue confortável na terceira colocação, com cinco a mais que catarinenses e os adversários desta noite.

Com apenas sete rodadas a serem disputadas e 21 pontos em jogo, o time do Canindé aposta no julgamento que será realizado na próxima quinta-feira para antecipar na Justiça a sua volta para casa. Caso não tenha sucesso nos bastidores, terá o reencontro com seu estádio apenas na rodada final, no dia 28 de novembro, contra o Campinense. Antes disso, na próxima sexta-feira, terá compromisso em Natal, local do duelo com o América-RN, no Machadão. No mesmo dia, o Ceará recebe o Duque de Caxias no Castelão.

No duelo contra os cearenses, a Portuguesa mostrou a necessidade da vitória desde o apito inicial, mas mostrou falta de organização em campo, com uma pressão desordenada. Assim, ficou exposta aos contra-ataques, sempre puxados pelo meia Geraldo e em direção da dupla Wellington Amorim e Misael. No entanto, a primeira boa chance foi dos paulistas, aos 20min, em lance que Ygor arrisca de longe e Lopes esticou o braço para evitar um golaço.

Já nos últimos 45 minutos, a Portuguesa ampliou a pressão e aumentou a busca pelo gol salvador, que poderia sair já no início, em finalição de Fellype Gabriel. O jovem atacante recebeu bom cruzamento de Marco Aurélio e desviou para difícil defesa de Lopes, que no entanto, ficou em situação difícil aos 31min, quando o árbitro Jaílson Macedo Freitas anotou pênalti de Heleno em Zé Carlos, por um suposto agarrão dentro da área. Na cobrança, o próprio atacante deslocou o goleiro e garantiu o gol salvador.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 1 x 0 CEARÁ

Gols
PORTUGUESA: Zé Carlos, aos 31min do 2º tempo

Ponto Forte do PORTUGUESA
- Movimentação de Fellype Gabriel e Zé Carlos, que voltaram para buscar a bola no segundo tempo e fizeram a diferença

Ponto Forte do CEARÁ
- Forte marcação no meio campo, que dificultou a armação dos paulistas, principalmente no primeiro tempo

Ponto Fraco do PORTUGUESA
- Fraco poder de apoio dos laterais Marco Aurélio e Simão

Ponto Fraco do CEARÁ
- Recuou demais e chamou a Portuguesa para o seu campo de defesa no segundo tempo

Personagem do jogo
Zé Carlos, que sofreu o pênalti no segundo tempo e converteu a cobrança que definiu a vitória da Portuguesa

Esquema Tático do PORTUGUESA
3-5-2
Muriel; Bruno Rodrigo, Preto Costa (Thiago Gomes) e Domingos; Simão (Henrique), Ygor (Héverton), Marco Antônio, Preto e Marco Aurélio; Fellype Gabriel e Zé Carlos; técnico: Vagner Benazzi

Esquema Tático do CEARÁ
3-5-2
Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton (Anderson) e Fábio Vidal; Michel, João Marcos (Careca), Heleno e Geraldo; Misael e Wellington Amorim (Sérgio Alves); técnico: Paulo César Gusmão

Cartões Amarelos
PORTUGUESA: Preto, Zé Carlos, Domingos, Simão, Henrique

CEARÁ: Erivélton, Wellington Amorim, João Marcos, Heleno, Anderson

Árbitro
Jaílson Macedo Freitas (BA)

Local
Estádio João Paulo II, em Mogi Mirim (SP)

Zé Carlos chega ao seu sétimo gol na Série B e garante Portuguesa na briga pelo acesso à elite
Zé Carlos chega ao seu sétimo gol na Série B e garante Portuguesa na briga pelo acesso à elite
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade