PUBLICIDADE

Chama dos Jogos Pan-Americanos é acesa em templo asteca

26 ago 2011 - 19h22
(atualizado às 21h24)
Compartilhar
Víctor Casarreal Salcido
Direto de Teotihuacan

Com a presença do governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto, teve início, nesta sexta-feira, na cidade de Teotihuacan, a cerimônia que acendeu a Tocha Olímpica para começar a maratona que tem como destino final a cidade de Guadalajara, sede dos Jogos Pan-Americanos de 2011.

"É uma honra que nossa terra seja iluminada pelo fogo dos XVI Jogos Pan-Americanos, em que os mexicanos têm a oportunidade de sediar uma competição tão importante", disse o governador.

O evento também contou com a presença do governador do estado de Jalisco, Emilio González Márquez, que também é presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos; Mário Vázquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-Americana, Felipe Muñoz e Bernardo de la Garza, diretor geral do Conade, também compareceram à cerimônia.

Em frente à Pirâmide da Lua, o evento começou com o desfile das 42 bandeiras dos países que participarão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Posteriormente, foi realizado um espetáculo pré-hispânico, em que um sacerdote acendeu a chama da Pira Olímpica, segurada por Nieto e que foi passada de mão em mão para acabar com um dos dançarinos, que fez o primeiro percurso, pela calçada dos mortos.

O Fogo Olímpico vai percorrer os 32 estados do México, começando pela capital Cidade do México, até chegar a Guadalajara, em 14 de outubro, para a inauguração dos Jogos Pan-Americanos.

Sacerdote asteca acende tocha Pan-Americana em cerimônia
Sacerdote asteca acende tocha Pan-Americana em cerimônia
Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade