PUBLICIDADE
Logo do Avaí

Avaí

Favoritar Time

Joinville pressiona, faz três e impõe 1ª derrota a Ricardinho no Avaí

31 mar 2013 - 18h05
(atualizado às 20h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Rafael comemora gol do Joinville em vitória sobre o Avaí
Rafael comemora gol do Joinville em vitória sobre o Avaí
Foto: Leandro Ferreira / Futura Press

Depois de empatar com o Criciúma e vencer Juventus e Guarani de Palhoça nas últimas rodadas, o técnico Ricardinho conheceu sua primeira derrota no comando do Avaí neste domingo, diante do Joinville. Com gols de Kim, do zagueiro Rafael, ex-jogador do próprio Avaí, e de Marcelo Costa, o JEC conseguiu a vitória por 3 a 0, primeira do clube no segundo turno do Campeonato Catarinense.

Mesmo com a troca de Artur Neto por Arturzinho, o Joinville ainda não havia vencido nenhuma partida no segundo turno. Com o resultado positivo deste domingo, o time da casa salta para sete pontos, na sétima posição do Catarinense. Já o Avaí, que era vice-líder até o início da rodada, cai uma posição e fica em terceiro lugar com os mesmos dez pontos. A equipe ainda pode ser ultrapassada pelo Criciúma no complemento da rodada.

A próxima rodada, antepenúltima do Estadual, opõe Avaí e Figueirense em mais um clássico, no estádio da Ressacada. A missão do Joinville também não será simples, visitando o Criciúma também no domingo. No meio de semana, um clube catarinense tem compromisso válido pela Copa do Brasil: Noroeste x Criciúma, em Bauru-SP.

Mesmo com os desfalques de Ronaldo, vetado pelo departamento médico momentos antes da partida, e Jaílton, cujo pai faleceu neste domingo, o Joinville iniciou a partida controlando as ações e pressionando o Avaí. Pela direita, logo aos dois minutos de bola rolando, Fabinho Capixaba teve boa oportunidade de levantar a bola na área, mas a virada de jogo não achou ninguém do outro lado. No lance seguinte, Arthur Maia recebeu lançamento em velocidade e perdeu a chance de finalizar graças à saída precisa do goleiro Diego.

Aos 12min, mantendo a pressão e a iniciativa diante do acuado time avaiano, o Joinville chegou perto de abrir o placar quando Ricardinho sofreu falta dura de Marrone. Arthur Maia levantou a bola na área e Lima concluiu sozinho, para boa defesa de Diego. Provando superioridade, o time da casa quase ampliou logo depois, quando Kim recebeu em velocidade, mas a arbitragem assinalou posição de impedimento.

O Avaí buscou a reação a partir dos 30min, no momento em que sua defesa resolveu adiantar a marcação e o time ocupou mais espaços no meio-campo, articulando jogadas com passes rápidos e jogando o Joinville para trás. Foi dessa maneira que Alef criou boa chance com um tiro da entrada da área para boa defesa de Ivan. No contra-ataque, Lima aplicou um drible da vaca em Arlan, mas não conseguiu finalizar e pediu um pênalti não marcado pela arbitragem.

Em todo o primeiro tempo, mesmo monopolizando a posse de bola e criando as melhores oportunidades, o Joinville não conseguiu abrir o placar por pecar no último passe e na finalização. Já o Avaí, que ainda se assustou aos 45min, quando Kim cruzou no meio da área, mas Lima não acertou a cabeceada em cheio, foi para o vestiário de cabeça quente, já que era amplamente dominado pelo adversário.

Sem que o técnico Ricardinho conseguisse mudar a postura do Avaí no intervalo, como foi na última quinta-feira, o Joinville seguiu na pressão: após lançamento de Marcelo Costa, a bola ficou viva dentro da área, logo aos cinco minutos, mas ninguém do time da casa conseguiu o arremate. Sete minutos depois do lance, Kim levantou na área, Lima tentou a conclusão de cabeça, mas acabou errando o alvo.

Depois de muito tentar, o JEC finalmente abriu o placar aos 16 minutos da etapa complementar. Lima recebeu passe no meio, fez a parede para a chegada de Anátole, que tocou curto, de lado, para Arthur Maia. O jovem meia lançou Kim, que invadia a área em velocidade, pela esquerda, e concluiu por baixo das pernas do goleiro Diego, abrindo a contagem na Arena Joinville.

Com o placar inaugurado em sua desvantagem, o Avaí partiu para cima e acabou se descuidando defensivamente. Aos 26, o meia Marcelo Costa levantou a bola na área em cobrança de falta e Rafael, ex-jogador do próprio Avaí, onde subiu para a Série A em 2008 e foi campeão estadual em 2009, bateu de esquerda, para o fundo das redes de Diego. Cinco minutos depois, Kim foi derrubado na área por Alê, que foi expulso. Na cobrança, Marcelo Costa anotou o terceiro.

Zebra em Jaraguá do Sul

A Chapecoense, campeã do primeiro turno do Campeonato Catarinense, visitou o lanterna Juventus neste domingo, no mesmo horário do embate entre Joinville e Avaí. Com gols de Lourival, aos 38min do primeiro tempo, e Max, aos 22min da etapa complementar, o time de Jaraguá do Sul venceupor 2 a 0, ampliando a crise dos rivais, que ocupam a oitava colocação. Agora com três pontos, o Juventus segue em último.

Ficha técnica

JOINVILLE 3 x 0 AVAÍ

Gols

JOINVILLE:

Kim, aos 16min do 2º tempo, Rafael, aos 27min, e Marcelo Costa, aos 33min

JOINVILLE: Ivan, Fabinho Capixaba (Anátole), Rafael, Sandro (Jacó) e Alex Barros (Pará); Marcus Vinícius, Ricardinho, Marcelo Costa e Arthur Maia; Kim e Lima

Treinador: Artur Neto

AVAÍ: Diego, Arlan, Pablo, Alef e Paulinho; Alê, Marrone, Ricardinho (Rodriguinho) e Nadson (Julinho); Roberson (Igor) e Reis

Treinador: Ricardinho

Cartões amarelos

JOINVILLE: Kim

AVAÍ: Marrone

Cartões vermelhos

AVAÍ: Alê

Árbitro

Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Local

Arena Joinville, em Joinville (SC)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade