PUBLICIDADE

China é principal fonte de matérias-primas de doping, diz Wada

12 fev 2013 - 14h58
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Praticamente todas as matérias-primas utilizadas por grupos criminosos em todo o mundo para produzir substâncias ilegais para doping no esporte saem da China, disse o diretor-geral da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), David Howman, nesta terça-feira.

<p>Luis Pianelli trabalha nos bastidores como o responsável pelo encordoamento das raquetes do Brasil Open, liderando equipe que garante a qualidade do principal equipamento do tênis</p>
Luis Pianelli trabalha nos bastidores como o responsável pelo encordoamento das raquetes do Brasil Open, liderando equipe que garante a qualidade do principal equipamento do tênis
Foto: Fernando Borges / Terra

"99% das matérias-primas que são usadas através da Internet para fazer substâncias na cozinha ou no laboratório de quintal são provenientes da China", disse Howman em entrevista, durante um simpósio da Wada com a mídia em um hotel de Londres.

Dois anos atrás, Howman causou tumulto em uma conferência de doping, também em Londres, ao afirmar que o submundo do crime controlava uma grande parte de esporte mundial.

Nesta terça, ele disse acreditar que pelo menos 25% do esporte internacional é atualmente controlado "em um grau ou outro" pelo submundo. "Eu estou fazendo essa declaração com base em informações que recebi, não é uma suposição", disse Howman. "Isso é uma preocupação, porque bate no coração e na integridade do esporte", acrescentou ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade