PUBLICIDADE

China reabrirá face norte do Everest para montanhistas após grave terremoto

30 jun 2015 - 04h53
Compartilhar
Exibir comentários

O acampamento base na face norte do Monte Everest, na região do Tibete, será reaberto amanhã, quarta-feira, informaram nesta terça-feira as autoridades da China, depois que as escaladas tinham sido canceladas em abril devido ao grave terremoto que afetou o Nepal.

A região foi fechada por razões de segurança depois que o forte terremoto no Nepal, que é vizinho ao Tibete, causou a morte de 19 montanhistas e guias na montanha mais alta do mundo, e pelo temor de novas avalanches.

Apesar da reabertura, algumas estradas que levam ao acampamento base serão submetidas a controles de trânsito ou permanecerão fechadas, segundo detalhou a agência oficial "Xinhua".

O acampamento base da face norte do Everest fica a 5.200 metros de altitude e registrou um recorde de 59.100 visitantes no ano passado.

O tremor do dia 25 de abril e a réplica de magnitude 7,3 de 12 de maio causaram mais de 8.600 mortos e 18.800 feridos no Nepal, segundo os últimos dados oficiais.

O terremoto foi o de maior magnitude neste país asiático em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década. O último tremor com consequências dessas dimensões foi em 2005, quando 84 mil pessoas morreram na região da Caxemira, que fica na fronteira norte entre Paquistão e Índia.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade