PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Chinesa que contrariou os pais ao patinar vira bicampeã olímpica

18 fev 2010 - 10h04
Compartilhar
Mariana Lanza
Direto de Vancouver

Aos nove anos de idade, a chinesa Meng Wang já sabia o rumo que queria dar à sua vida. Mesmo contra a vontade dos pais, que se preocupavam com o bom desempenho da filha nos estudos, a atleta começou a deslizar sobre o gelo e decidiu investir na patinação de velocidade.

No começo, ela acreditava que bastava ser talentosa para chegar ao primeiro lugar no pódio, mas hoje a atleta, 24 anos, tem outra visão. Meng percebeu que os resultados são fruto de trabalho duro continuamente.

Seu esforço têm valido à pena. Nesta quarta-feira, a chinesa consagrou-se bicampeã olímpica dos 500 m, nos Jogos de Vancouver, e ainda quebrou o próprio recorde da competição duas vezes seguidas. Primeiro, ao fazer o tempo de 43s284 nas quartas de final e, depois, ao cravar os impressionantes 42s985 na semifinal.

"Eu gostaria de agradecer ao meu treinador, a 1,3 bilhão de chineses por me apoiarem, aos meus pais que me ajudaram nesses últimos anos e também agradecer a mim mesma", disse a esportista, toda sorridente após a vitória.

Questionada sobre sua tranquilidade momentos antes da segunda quebra de recorde, Wang afirmou que sempre busca superar suas próprias marcas. "Eu queria quebrar o meu recorde, porque meu treinador disse que a coisa mais importante é competir contra mim mesma. Só queria ser a número um".

Porém, junto com as várias vitórias na modalidade, a fã assumida do jogador inglês de futebol David Beckham tem em seu currículo uma polêmica. Em 2007, ela foi proibida de continuar no Campeonato Mundial por ter desafiado a decisão de um árbitro e se recusado a competir. No ano seguinte, tudo mudou. Wang foi nomeada capitã da equipe de seu país e alterou seu comportamento. Segundo a patinadora, agora ela pensa duas vezes antes de agir.

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação no Gelo (F) - Traçado Curto - 500m - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade