PUBLICIDADE

"Chocada", China lança investigação sobre alegações de doping

19 fev 2013 - 15h04
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A China vai investigar alegações de que praticamente todas as matérias-primas utilizadas para a produção de drogas ilegais que melhoram o desempenho vêm do país, mesmo que tenham sérias reservas sobre a sua exatidão, disse a mídia estatal nesta terça-feira.

O diretor-geral da Agência Mundial Antidoping (Wada), David Howman, disse em uma entrevista na semana passada que "99 por cento" dos materiais utilizados por gangues criminosas em todo o mundo para fazer as drogas foram provenientes da China.

"Estamos chocados com o comentário do Sr. Howman", disse Jiang Zhixue, chefe de antidoping no Ministério do Esporte da China, à agência de notícias oficial Xinhua.

"Estamos querendo saber de onde este 99 por cento veio e qual é a sua prova. Pedimos uma explicação mais detalhada da Wada."

Jiang disse que a investigação exigiria uma coordenação de vários ministérios como havia acontecido em uma operação contra a fabricação e venda de substâncias proibidas que melhoram o desempenho na preparação para as Olimpíadas de 2008.

O histórico da China sobre o doping em níveis de elite do esporte melhorou significativamente após Pequim ganhar o direito de realizar os Jogos de 2008, bem longe dos anos 1990, quando a ascensão do país à superpotência esportiva foi acompanhada por escândalos regulares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade