1 evento ao vivo

Ciclista paralímpico, João Schwindt morre em acidente de moto

27 dez 2012
15h16
atualizado às 15h58
  • separator
  • comentários

O ciclista João Alberto Schwindt Filho morreu nesta quinta-feira após sofrer acidente de moto em Corumbá (GO), de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro. O atleta competia na categoria C4-5 e representou o Brasil em eventos como campeonatos mundiais e Jogos Paralímpicos de Londres. No Parapan de Guadualajara, ele conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze.

João Schwindt quase conseguiu medalha nos Jogos Paralímpicos de Londres
João Schwindt quase conseguiu medalha nos Jogos Paralímpicos de Londres
Foto: Bruno de Lima/CPB / Divulgação

João Schwindt vinha em bom momento na carreira, após as conquistas no Parapan de Guadalajara. Em Londres, quase chegou ao pódio, terminando em quarto lugar a prova do ciclismo de estrada. “João era um atleta bastante comprometido com o esporte, esforçado e uma grande esperança de medalhas na modalidade. Estamos bastante tristes com esta fatalidade”, disse o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Edilson Alves Tubiba.

João tinha deficiência mínima: quando tinha 14 anos, foi atropelado e lesionou a medula, prejudicando o movimento do braço direito. Começou no ciclismo adaptado em 2007. O desempenho em 2012 rendeu a ele a condecoração de melhor atleta da modalidade, entregue no Prêmio Paralímpicos promovido pelo CPB em dezembro.

O desempenho de João em Londres só não foi melhor por uma peculiaridade: na disputa de contra-relógio da prova de estrada, ele confundiu o horário da largada, foi ao banheiro e acabou saindo alguns segundos atrasados. Acabou apenas na nona colocação, apesar de ter chegado com chances reais de medalha.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade