PUBLICIDADE

Ciência do esporte embala criação de núcleo de alto rendimento em SP

21 nov 2011 - 12h05
(atualizado às 13h47)
Danilo Vital
Direto de São Paulo

Com a presença do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do ministro dos Esportes Aldo Rebelo e de nomes de peso do atletismo foi lançado oficialmente nesta segunda-feira em São Paulo o Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açucar. O projeto pode elevar sensivelmente o desempenho do Brasil nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, segundo previu o ex-corredor Robson Caetano.

"Se no meu tempo tivesse isso eu teria conquistado quatro, cinco medalhas olímpicas - e não só duas", disse Caetano, que foi o mestre de cerimônias do evento. O carioca, 47 anos, conquistou bronzes nos 200 m rasos nos Jogos de Seul 1988 e no revezamento 4 x 100 m rasos nos de Atlanta 1996.

Além de Robson, a atual campeã mundial Fabiana Murer também prestigiou o lançamento e fez uma exibição em uma pista de salto com vara localizada na parte lateral do ginásio em que foi realizado o evento, no bairro do Morumbi.

O projeto trabalhará com o que há de mais avançado no campo da ciência do esporte para verificar detalhes da técnica e melhorar o desempenho de atletas de alto rendimento. Diretor-técnico do núcleo, Irineu Loturco citou cientistas como Albert Einstein e Stephen Hawking para embasar seu raciocínio. "Vamos preencher os espaços entre a teoria e a prática, transformando informações subjetivas em dados", afirmou.

"Esse núcleo vai ser o grande parceiro do Brasil nas Olimpíadas", completou Alckmin, já pensando, junto a Rebelo, em bons resultados em Londres 2012. "Salta aos olhos e é muito evidente que esse centro trará benefícios a técnicos, a atletas e à ciência. Nos oferece esperança e expectativa por um melhor desempenho no esporte de alto rendimento", apontou o ministro.

O núcleo é composto de um centro de avaliação e prescrição de treinamento focado no alto rendimento esportivo, e não na formação de jovens. O projeto alardeado inclui "gerenciamento de dados exclusivo" em tempo real e modelos de avaliação "minuciosamente customizados", além de "feedback em tempo real" para sessões práticas. O investimento inicial anunciado foi de R$ 4 milhões.

O centro foi colocado em prática em um terreno de 10.000 m² localizado no Morumbi, na zona sul de São Paulo. Inclui laboratório, ginásio poliesportivo oficial, sala de reunião, estrutura interna para salto com vara e externa para salto em distância e triplo e pistas de atletismo interna e externa, entre outros. Alguns dos equipamentos foram importados da Austrália e da Finlândia e, segundo os investidores, são únicos no País.

O Pão de Açúcar vai definir os usuários do Núcleo de Alto Rendimento, mas a princípio a ideia é receber gratuitamente, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), atletas de alto nível de todo o Brasil. De forma prévia, o local já foi usado para avaliar a equipe do Americana, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, e do Audax São Paulo Esporte Clube, equipe de futebol que pertence à rede de supermercados. O foco da marca, no entanto, é o atletismo.

De acordo com o site oficial do Pão de Açucar, o grupo patrocina 15 atletas, com destaque para a campeã olímpica Maurren Maggi, do salto em distância; o tricampeão da São Silvestre Marílson Gomes dos Santos; e o campeão pan-americano do triatlo Reinaldo Colucci, além de Fabiana Murer. Inicialmente, eles devem ser os beneficiados, ainda que haja possibilidade de abertura para representantes dos mais diversos esportes, com foco nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016.

Grupo Pão de Açúcar inaugura núcleo de alto rendimento esportivo
Grupo Pão de Açúcar inaugura núcleo de alto rendimento esportivo
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Publicidade