PUBLICIDADE

Clássicos regionais definem os finalistas da Liga Nacional Feminina

17 dez 2014 - 19h20
Compartilhar

As semifinais da Liga Nacional Feminina de Handebol, marcadas para os dias 18 e 19 de dezembro, terão dois clássicos regionais: de um lado, o atual campeão Concórdia e Blumenau, velhos conhecidos catarinenses, se enfrentam por uma vaga na decisão. Do outro, Santo André e Metodista/São Bernardo, do ABC Paulista, duelam para chegar à grande final, que será no domingo (21). Tanto as semifinais quanto a final serão disputadas no ginásio Moyses Dib, em São Bernardo do Campo.

Concórdia e Blumenau já se jogaram em diversas competições estaduais e regionais. Só neste ano, foram quatro vezes. Na Liga Nacional, as atuais campeãs conquistaram seu primeiro título em 2013 ao baterem o São Bernardo - maior campeão, com sete títulos -, enquanto Blumenau já margou o vice em seis ocasiões e na última temporada foi bronze ao lado de Santo André, pois as equipes empataram em todos os critérios do regulamento.

A equipe de Blumenau se classificou para a semi depois de vencer o Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) e vem com força total.

"A equipe mostrou muita maturidade para virar um placar em que estávamos perdendo por cinco gols e sair com a vitória. Acho que exatamente essa força pode ser um diferencial. Estamos bem fisicamente e vamos tentar encontrar uma surpresa para chegar à final. Temos uma equipe muito jovem este ano, mas que mostrou que consegue manter a cabeça em uma decisão. Também acredito que serão jogos em que teremos que minimizar os erros para poder superar o adversário ", avaliou o técnico Sérgio Graciano, que não terá à sua disposição a armadora Sílvia Helena na disputa.

Do lado do ABC, será a sétima vez que Metodista e Santo André se enfrentam este ano. Dos seis jogos disputados, três foram finais: Jogos Regionais, Campeonato Paulista e Jogos Abertos do Interior, das quais o time são-bernardense levou a melhor em duas (Regionais e Paulista) e o andreense faturou uma (Abertos). 

Para Eduardo Calone, técnico da equipe de São Bernardo do Campo, a rivalidade é o motor para uma partida acirradíssima.

"Santo André fez uma ótima campanha e está jogando muito bem. Será mais uma vez um clássico e a rivalidade também entra em jogo neste caso. Os dois times já se conhecem bastante e temos certeza que será muito equilibrado, como tem sido nos últimos confrontos", afirmou Calone. O treinador minimizou o fato de a quadra ser na cidade da equipe, mas aproveitou para convocar a torcida.

"Nem me lembro a última vez que jogamos no poliesportivo, já que temos nosso ginásio de handebol. Por isso, acredito que será uma quadra neutra. O lado positivo é o da torcida. Espero que ela comparece para nos apoiar", comentou. 

Fernanda Vaz, ponta esquerda do clube de Santo André, também acredita que será um grande jogo e também pediu o apoio da torcida.

"É o clássico do ABC. Durante o ano, nos encontramos em três finais e todas com muito equilíbrio. Elas foram melhores em duas. Acredito que o jogo será decidido nos detalhes. Quem errar menos levará a melhor. Nossa equipe está bastante focada e unida para estes jogos decisivos. Nossa torcida nos incentiva bastante e acredito que comparecerá em peso ao ginásio", declarou a jogadora.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade