PUBLICIDADE

COI cria fundo de 2 milhões de dólares para ajuda a refugiados

4 set 2015 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a criação de um fundo especial de financiamento para ações de auxílio a refugiados políticos e econômicos. O instrumento criado pela entidade conta com verba de 2 milhões de dólares para ser utilizada por comitês olímpicos nacionais em programas focados em ajudar pessoas que buscam refúgio.

“Todos fomos tocados pelas terríveis notícias e histórias emocionantes nos últimos dias. Com essa crise terrível se desdobrando no Oriente Médio, África e Europa, o esporte e o Movimento Olímpico querem fazer sua parte para trazer ajuda humanitária aos refugiados. Tomamos rapidamente a decisão de que precisávamos fazer algo para este fundo ficar disponível imediatamente”, disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Os 2 milhões de dólares disponíveis no fundo criado pela entidade internacional vieram de suas próprias reservas e do movimento Solidariedade Olímpica, criado pelo COI para auxiliar as federações esportivas nacionais de países em situação econômica ou humanitária delicadas. Os comitês olímpicos nacionais interessados em levar adiante projetos financiados pelo fundo devem submeter suas ideias à entidade com sede na Suíça.

O anúncio do COI veio um dia depois do Bayern de Munique anunciar a doação de 1 milhão de euros para projetos de auxílio aos refugiados, além da criação de ações esportivas para ajudar na adaptação dos imigrantes à Alemanha. O país germânico é um dos mais procurados pelas pessoas que deixam a África e o Oriente Médio fugindo de guerras e em busca de trabalho.

“Sabemos por nossa experiência que o esporte pode diminuir o sofrimento dos refugiados, muitos deles pessoas jovens e crianças, estejam eles no Oriente Médio, na África, na Europa ou em outras partes do mundo. Nossos pensamentos estão com os muitos que estão arriscando suas vidas e de suas famílias para escapar do perigo”, afirmou Bach.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade