PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

COI diz que Jogos estão cada vez mais livres de doping

23 fev 2010 - 11h01
(atualizado às 12h18)
Compartilhar

A ausência de casos de doping na atual Olimpíada de Inverno é uma prova de que os Jogos estão gradualmente eliminando as trapaças. A declaração é do médico-chefe do Comitê Olímpico Internacional (COI), Arne Ljungqvist.

A Olimpíada de Vancouver, disputada entre 12 e 28 de fevereiro, já realizou mais de dois terços dos 2.100 exames antidoping previstos. Em todos, o resultado foi negativo - exceto no caso de um atleta da Rússia do hóquei, Svetlana Terenteva, advertida por usar um estimulante leve, em 6 de fevereiro.

"Certamente estamos tendo Jogos Olímpicos cada vez mais limpos", disse o médico Arne Ljungqvist à agência Reuters. "O padrão parece estar bastante claro: os atletas estão sendo mais flagrados antes que se tornem "olímpicos", e encontramos cada vez menos (doping) durante os Jogos".

O COI incentiva entidades antidoping e federações esportivas a intensificarem a vigilância nos meses anteriores às Olimpíadas, e cerca de 30 esportistas de vários países foram pegos antes do evento de Vancouver.

Ljungqvist apontou que o desempenho dos atletas em torneios como o Campeonato Mundial de Atletismo de Berlim no ano passado também indicam que as grandes competições estão ficando mais limpas.

"As pessoas ganharam medalhas de ouro em Berlim com desempenhos que não teriam nem os colocado na final de sua modalidade em uma Olimpíada ocorrida há 20 anos", afirmou ele.

De acordo com Ljungqvist, o COI também está a par das novas substâncias desenvolvidas por laboratórios farmacêuticos, que podem chegar a mãos desonestas antes de aparecerem no mercado. As amostras colhidas nos Jogos de Vancouver serão mantidas por oito anos, para que eventuais novas substâncias também possam ser examinadas.

"Há um fluxo constante de novas substâncias no mercado", disse o sueco, 78 anos, que também é vice-presidente da Agência Mundial Antidoping (WADA).

"Existem novas gerações de EPO (doping por hormônio sintético) ou de substâncias para tratar as pessoas que têm anemia ou dificuldades com a sua qualidade sanguínea. Estamos mantendo as amostras para este propósito"

Na Olimpíada de Pequim 2008, cinco atletas foram punidos, inclusive o campeão dos 1.500 metros, Rashid Ramzi, que teve sua medalha cassada meses depois da competição, quando um novo teste apontou a presença da substância EPO.

"Não temos pressa", disse Ljungqvist, que disputou a competição de salto em altura na Olimpíada de Helsinque 1952. "Usuários de doping sabem que podem não ser derrotados hoje, mas podem ser amanhã".

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Cidade de Vancouver
Cidade de Vancouver
Foto:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade