PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI fica "enormemente impressionado" com candidatura olímpica de Tóquio

7 mar 2013 - 10h55
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) se disseram "enormemente impressionados" com a candidatura de Tóquio para ser sede da Olimpíada de 2020 e elogiaram também, nesta quinta-feira, o forte apoio governamental num país ávido por demonstrar sua recuperação depois do tsunami devastador de 2011.

Autoridades japonesas calculam que a realização da Olimpíada teria um impacto econômico potencial da ordem de 32 bilhões de dólares, além de servir de vitrine para a recuperação, da mesma forma que a Olimpíada de 1964 em Tóquio simbolizou o ressurgimento japonês depois da derrota na 2a Guerra Mundial.

"Estamos enormemente impressionados com a qualidade das apresentações da candidatura feitas pelo comitê da candidatura", disse Craig Reedie, vice-presidente do COI, em entrevista coletiva. "Em todos os aspectos, eles foram simplesmente excelentes."

Reedie não entrou em detalhes, mas destacou o apoio do governo e de empresários à empreitada. Entre as personalidades escaladas para fazerem apresentações nos quatro dias de visita do COI estiveram o primeiro-ministro Shinzo Abe e Fujio Cho, presidente da Toyota.

Mas a imprensa japonesa observou que Tóquio também havia recebido elogios quando se candidatou a receber os Jogos de 2016 -- que acabaram sendo entregues ao Rio de Janeiro.

Numa entrevista coletiva, o governador de Tóquio, Naoki Inose, alertou: "Este é mais ou menos o meio da maratona. A hora mais crucial é agora. Precisamos continuar correndo essa maratona nos próximos seis meses".

A definição da sede olímpica de 2020 será feita em 7 de setembro, em Buenos Aires. As outras cidades ainda na disputa são Madri e Istambul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade